Assis e prefeitos levam demandas de água para Codevasf
Adutora do Estreito e rede de distribuição de água para Marcolândia, poços para Bertolínea e kits de irrigação para diversos municípios foram as demandas discutidas hoje, 15, entre o deputado federal Assis Carvalho (PT/PI); o superintende da Codevasf no Piauí, Valdiney Amorim; os prefeitos Luciano Fonseca e Chico Pitu, em Teresina.
Com relação à Adutora, orçada em R$ 27 milhões, o superintendente informou que já foi feito termo de cooperação técnica e a licitação está prevista para junho, com possibilidade de antecipar este prazo. Com a conclusão da adutora, será necessária a rede de distribuição para levar água às residências. O prefeito Chico Pitu, de Marcolândia, vai apresentar o projeto, que será custeado com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A Adutora do Estreito vai levar água a Marcolândia, Alegrete, Caldeirão Grande, Padre Marcos, Belém do Piauí, Jaicós e Francisco Macedo.
A Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) vai atender à demanda do prefeito Luciano Fonseca de equipar seis poços e perfurar mais dois em comunidades rurais de Bertolínea. A prefeitura ficou de encaminhar fichas técnicas dos poços, que deverão ser custeados com recursos da Companhia.
Além das demandas de abastecimento dágua, o deputado Assis solicitou kits de irrigação para associações que trabalham com projetos deste tipo, fundações de assistência e Escolas Família Agrícola de diversos municípios.
Sobre recursos de emendas apresentadas pelo deputado, o superintendente informou que aguarda a finalização de projetos e liberação de licenças que devem ser providenciadas pelas prefeituras a ser beneficiadas.