Encontro em Esperantina visa fortalecer políticas voltadas aos povos de terreiro

imagem ilustrativa

Acontece dias 05 e 06 de Maio, I Roda de Conversa com as Comunidades Tradicionais de Terreiros do Município Esperantina para discutir as seguintes pautas: Direitos Humanos, Violência Contras as Mulheres, Regularizações dos Templos de Matriz áfricas, Intolerância Religiosa e saúde dos povos de comunidades de Terreiros.

Uma realização do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira -CENARAB que é uma instância de articulação da sociedade civil que envolve adeptos da tradição religiosa afro-brasileira, gestores e profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais, pesquisadores e lideranças do movimento negro, visando a promoção da saúde da população dos terreiros e do entorno.

A abertura do encontro é as 19h no Terreiro do Pai Cleanto, o evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Esperantina e da ANSDH (Articulação Nacional de Saúde e Direitos Humanos), que tem como coordenadora estadual Lysmara Pinheiro.

Quem estará presente é o senhor Rodinele Santos, vice Coordenador Nacional da CENARAB .

As religiões afro-brasileiras mantiveram-se, ao longo dos anos, como um dos espaços de resistência cultural negra, formando uma estrutura que marca de forma significativa a cultura brasileira. São mais de 150.000 terreiros espalhados pelo país, constituindo as diversas expressões das religiões de matriz africana no Brasil. Conforme sua origem na África, localização geográfica no Brasil e interação com outros grupos não- negros tomam diversas denominações: Umbanda, Candomblé(Angola, Ketu, Ijexá, Jejê), Tambor de Mina, Tambor de Mina na Linha de Caboclo, Batuque, Xangô, Xambá, Jurema, Terecô, Encantaria, etc.

A população de terreiros é constituída em sua maioria por pessoas negras, maioria mulheres, baixa renda, pouca escolaridade, moradoras de subúrbios e periferias das cidades, e esse perfil da população dos terreiros tem uma relação com os determinantes sociais das condições de saúde e de qualidade de vida.

PROGRAMAÇÃO

Dia 05 de maio

19h – Abertura e boas vindas no Terreiro do Pai Cleanto

19h20 – Roda de Conversa em um Terreiros com as comunidade de Terreiros e autoridades locais;

21h – Tambor de Boas vindas

Dia 06 de maio

07h30 – Café da Manhã

08h – Tambor na Cachoeira

12h – Almoço

13h – Dialogo na Cachoeira

14h – Tambor

1 comentário
  1. Eulilita de Sousa Santos diz

    Não podemos negar nossas origens o Brasil é um país de várias religiões entre elas a macumba e o espiritismo,quem diz que nunca foi min terreiro,centro espirita,não Brasileir@ eu já fui em muitos e acridito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.