Samu de Esperantina já atendeu mais de 600 ocorrências em 2013
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Esperantina) bateu recorde de atendimentos nos primeiros seis meses deste ano, chegando a 633 ocorrências/atendimento.
A Coordenadora do Samu, enfermeira Valmira Policarpo, disse que as ocorrências aumentam gradativamente a cada mês. Os dados confirmam essa realidade.
“Nossa equipe vem trabalhando diuturnamente para salvar vidas, em poucos minutos você tem uma equipe do Samu no local da ocorrência, menos mortes e menos agravos”, disse.
Entre os atendimentos estão 108 atendimento a ocorrência de acidentes, 42 de gestante, 04 de parto, 08 de agressão física, 14 ocorrência psiquiátrica, 03 de intoxicação, 33 ocorrência de quedas, 05 trote, 06 óbito antes/durante, 410 outras ocorrências, totalizando 633 atendimentos.
Com duas viaturas tipo B ou de suporte básico de vida (USB), tripulada por um técnico de enfermagem e um socorrista, o SAMU de Esperantina atende a qualquer tipo de chamada, seja ela urgência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica, 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados.
Implantado em setembro de 2011 o Samu vem ajudando a salvar vidas na região de Esperantina.
O SAMU 192 é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com isso, ocorre a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.
Ascom Saúde