Laudo revela cajueiro Rei do Piauí como o maior do mundo
Um estudo realizado no Cajueiro Rei, feito por uma equipe da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), aponta que o pé de caju localizado no município de Cajueiro da Praia, é o maior do mundo. O Laudo extra oficial foi entregue para Secretaria de Turismo do Estado (Setur) que fez a solicitação do estudo da planta ainda em 2015.
“O estudo foi iniciado no ano passado, com a gestão do ex-secretário de turismo, Flavio Nogueira. Quando assumimos, demos continuidade e estamos muito felizes com esse resultado, agora com ele concluído vamos agir para oficializar esse título junto ao Guiness. Também dar continuidade em projetos para melhorias daquela região que já iriamos desenvolver”, frisou o atual gestor, Flavio Nogueira Júnior.
Com o objetivo de comprovar que o Cajueiro Rei do Piauí é maior que o cajueiro Norte-Rio-Grandense que entrou no Livro dos Recordes em 1994 por possuir 8.500m², a equipe composta pelos profissionais Fabrício Pires, doutor em farmacologia, Francisco Soares, doutor em Botânica e Caio dos Reis, mestre em ecologia realizaram o estudo para avaliar o perfil genético da planta.
Foram comparadas as amostras obtidas durante o estudo botânico, afim de estabelecer um padrão genético de um mesmo indivíduo. “Fizemos de início as primeiras coletas em junho, delimitamos áreas distantes para avaliação do material genético. Ao fim da avaliação, percebemos ter um perfil idêntico, o laudo mostra isso, realizamos o estudo em conjunto com laboratório de São Paulo”, disse um dos técnicos envolvidos no estudo, Fabrício Pires.