Acusados de chantagear autoridades, BLOGUEIROS são presos no MA
Prática, cada vez mais comum entre alguns que se intitulam blogueiros/jornalistas.
A operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta terça-feira (21/03) em São Luís, capital do Maranhão, tinha realmente como principal objetivo desbaratar blogueiros acusados de chantegear autoridades daquele estado.
Chamada de ‘Operação Turing’, tinha com o objetivo desarticular uma “organização criminosa” composta por servidores públicos e pessoas com acesso a informações envolvendo pessoas do poder público maranhense. Quatro pessoas foram presas, sendo um membro da própria PF e os outros três todos blogueiros.
Mais cinco pessoas foram conduzidas coercitivamente à sede da PF no Maranhão. A Justiça Federal decretou a prisão temporária, pelo prazo de 5 dias do agente da Polícia Federal Danilo dos Santos Silva (ex-secretário de Inovação Penitenciária da Seap), exonerado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no último dia 10 de março, e dos blogueiros Luis Assis Cardoso Silva de Almeida, Luis Pablo Conceição Almeida e Hilton Ferreira Neto.
Os blogueiros conduzidos coercitivamente são: Antonio Marcelo Rodrigues da Silva, Yuri dos Santos Almeida, Marcelo Augusto Gomes Vieira, Antonio Martins Filho e Ezequiel Martins da Conceição. A Justiça também determinou busca e apreensão nos endereços utilizados por todos os representados.
COMO FUNCIONAVA
Segundo as investigações, Danilo era quem vazava as informações de membros do Governo do Estado do Maranhão para alguns jornalistas e blogueiros. O grupo, de posse das informações, cobrava valores que variavam de R$ 1.500 a R$ 10 mil, dependendo da importância da informação e do cargo, para divulgar aquela informação de maneira positiva ou negativa. Em um dos casos a chantagem rendeu um carro 0km.
SE PAGAR, O BLOG NÃO PERSEGUE
O delegado da PF Max Eduardo Ribeiro disse que o blogueiro Luís Cardoso, um dos mais conhecidos no Maranhão, era o líder do que chama de “organização criminosa”. De posse das informações, eles divulgavam. Se a vítima deles pagasse, iriam tirando a informação dada, amenizavam a situação e garantiriam “tranquilidade” só falando bem, sem perseguição.
O PORQUÊ DO NOME ‘OPERAÇÃO TURING’
O nome da operação é uma referência a Alan Turing, um cientista e matemático britânico responsável pelo desenvolvimento de uma máquina utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, capaz de interceptar e decodificar dados criptografados transmitidos pela máquina Enigma. Por analogia, a investigação buscou desvendar, esclarecer os dados sigilosos praticados pelos investigados.