60 anos de Escola Tia Erinelda é celebrado com festa em Esperantina
O evento aconteceu neste domingo (28) e reuniu mais de 500 pessoas
Centenas de pessoas participaram no último domingo (28) em Esperantina da comemoração dos 60 anos da Escola Tia Erinelda. Tradicional no município, a escola foi criada em 1953 pela professora Erinelda Ramos, que recebeu homenagem pela passagem dos seus 80 anos.
Para marcar a data uma grande programação foi preparada, envolvendo missa em Ação de Graças e Café da Manhã na sede da escola.
Na oportunidade, a família da homenageada lançou um livro que conta toda a trajetória de vida e profissional da professora. O evento reuniu mais de 500 pessoas que aproveitaram o momento para relembrar a trajetória na escola e fazer homenagens à professora Erinelda Ramos.
Missa reúne centenas de pessoas e é marcada pela emoção
Celebrada na Igreja matriz Nossa Senhora da Boa Esperança, a missa em Ação de Graças ao aniversário da escola reuniu além de família, autoridades e grande parte da população esperantinense.
Ainda na abertura, alunos demonstraram a evolução do fardamento da escola, que passou do tradicional ao moderno, sendo possível notar detalhes de diversas épocas.
A fachada da escola também ganhou resgate e foi apresentada durante a celebração. A comunhão foi um momento de muita emoção, devotos aproveitaram para agradecer e selar o compromisso com a Igreja.
Ao final, Erinelda Ramos foi agraciada com rosas pelos participantes. A banda local Mestre Chico fez uma homenagem à professora com uma valsa e parabéns, acompanhando-a durante o trajeto da igreja até a fachada da escola.
Público é recebido com delicioso Café da Manhã
Como parte da programação um café da manhã especial foi servido aos convidados. Com um cardápio variado, que incluía além do tradicional café com leite, frutas,bolos,pães, achocolatados e sucos, o momento foi oportuno para que ex-alunos pudessem se reencontrar e relembrar momentos na escola.
“Elaboramos e procuramos realizar um evento com formato diferente do habitual, para que todos os convidados pudessem transitar livremente pela escola. Tudo foi pensado para que os alunos relembrassem cada passagem ao longo dos 60 anos de Escola, desde o convite à decoração do espaço.”, comentou Iolany Galiza, publicitária e organizadora do evento.
Animados pelo grupo MpBlack, os convidados provaram as delícias enquanto aguardavam o inicio das homenagens. O evento aconteceu na quadra da escola, que recebeu o nome de Ginásio Esportivo Professora Maria Tereza Alves Ramos. O anúncio foi feito pelo sobrinho e advogado Alexandre Ramos. De acordo com ele, esta é uma homenagem à dedicação e aos serviços prestados pela atual diretora.
Para relembrar toda a trajetória da professora Erinelda e sua escola, o cientista social e advogado, José Angêlo Ramos apresentou um texto de sua autoria, aonde cada detalhe foi lembrado, como o início de tudo, quando a jovem professora lecionava em sua própria casa, contribuindo na formação básica de diversos profissionais que hoje atuam no município e no estado.
O bolo de aniversário relembrava parte desta trajetória. Uma réplica da sala de aula na casa aonde a professora ensinava foi utilizada na decoração.
Concurso de Redação premia melhores autores
Como uma forma de incentivar a leitura no município, um concurso de redação foi realizado em comemoração aos 60 anos da escola. O concurso recebeu mais e 80 inscrições e classificou quatro estudantes. A premiação dos primeiros colocados aconteceu durante o evento. Os vencedores levaram para casa um tablet, câmera fotográfica e aparelho celular. Alunos da rede pública de ensino também participaram do concurso, e a vencedora da categoria ganhou uma bolsa integral na Escola Tia Erinelda que poderá ser utilizada até a conclusão do ensino fundamental.
Livro conta a trajetória e reúne homenagens à Tia Erinelda
Organizados em uma espécie de árvore familiar, a família da Professora Erinelda preparou uma surpresa para a homenageada. Um livro que conta toda a trajetória de vida e profissional da ilustre cidadã esperantinense. Em 130 páginas foram reunidos depoimentos de familiares, professores, amigos e ex-alunos, fotos, além de um resgate histórico da educação prestada pela professora às crianças e jovens do município de Esperantina.
Os 200 exemplares foram distribuídos entre a família, os professores da escola e ex-alunos.
Hino oficial da escola é apresentado durante o evento
Outra grande surpresa reservada foi o hino da escola. Com uma belíssima letra composta pelo poeta Assis Fortes ganhou melodia do grupo MpBlack e emocionou a todos. Cada estrofe relembrou com maestria a garra e determinação da cidadã esperantinense para a construção de uma escola que seria modelo para a região. Emocionado o poeta explicou para o público o sentimento para compor a letra e falou sobre a satisfação em contribuir para a história da Escola.
Lembrança ecológica reafirma o compromisso da escola com a natureza
Na saída do evento todos os convidados receberam um mimo com o propósito de incentivar o cuidado e amor à natureza. Foram mais de 200 mudas de plantas distribuídas, em espécies que variavam entre árvores de pequeno porte até as frutíferas. Com o slogan “AMEsperantina” o gesto ressaltou o compromisso da escola com a sustentabilidade e consciência ambiental.
Aniversário da Escola promove cidadania em Esperantina
Com uma forma de contribuir ainda mais com a cidadania no município, ao final do evento, 130 kits de Café da Manhã foram doados pela Escola Tia Erinelda aos detentos do Presídio de Esperantina. A doação foi uma iniciativa da professora Erinelda e aconteceu no domingo (28) logo após o evento, ainda no período da manhã. “Essa foi uma forma que encontramos de estender as comemorações e demonstrar a importância de exercer o papel social. Dividir com o próximo é uma lição que precisa ser compartilhada por toda a sociedade”, explicou a professora. “Conhecemos a dura realidade dos presídios e sabemos como o indivíduo encarcerado acaba esquecido pela sociedade.”, finalizou Erinelda Ramos.
Tia Erinelda merece todas as homenagens do mundo, parabéns e que Deus a proteja a senhora e toda a família sempre.