Esperantina vai se tornar referencia em oftalmologia na região
O Governo do Estado do Piauí através da Secretaria Estadual de Saúde vai implantar no hospital regional Dr. Júlio Hartman um serviço de oftalmologia dentro de aproximadamente 45 dias.
O Serviço de oftalmologia é um pedido do presidente da Assembléia Legislativa Deputado Estadual Themistocles Filho que ouviu inúmeras pessoas solicitando este serviço que tem um custo bastante elevado.
O investimento do governo do estado através da secretaria de saúde é em torno de quase R$ 500 mil reais em equipamentos fora a estrutura física e com profissionais.
O Diretor do Hospital regional Júlio Hartman Dr. Fabiano falou que todos os equipamentos já foram comprados e dentro de 15 dias deverão chegar.
“Nós trouxemos um medico renomado de Teresina para ver os últimos detalhes e conhecer a estrutura para que o mesmo possa iniciar os atendimentos, a principio vamos trabalhar somente as consultas ambulatoriais, pois o profissional precisa saber a necessidade da população, somente depois é que vamos dar inicio as cirurgias, os casos mais complexo o nosso profissional vai fazer os encaminhamento para Teresina”. Falou Dr. Fabiano.
Fabiano falou que o hospital vai atender todos os pacientes dos municípios da região dos cocais. “Nós precisamos apenas acordar com as secretarias municipais de cada município da região dos cocais a forma e os dias de atendimentos”.
O oftalmologista Dr. Marco Túlio Ribeiro Coqueiro, especialista em glaucoma e catarata que veio verificar a estrutura do local para fazer alguns ajustes é que vai ficar atendendo no setor de oftalmologia.
“A grande maioria dos pacientes pensam que os serviços oftalmológico é apenas prescrever o óculos, precisamos saber a saúde do olho do paciente, verificar as pessoas que tem diabetes, hipertensos para fazer um diagnóstico correto, vamos fazer um mapeamento do paciente, levantar o que mais atinge a população, a partir deste estudo vamos direcionar os atendimentos, nós vamos poder fazer aqui neste ambulatório além das consultas, pequenas cirurgias como, pterígio, catarata, glaucoma e conjuntivite, temos aparelhos de ponta que não deixar a desejar a nenhuma estrutura da região, são todos aparelhos necessário para um profissional atender”.
Dr. Marco Túlio falou que as doenças de olho mais freqüente principalmente nos idosos é glaucoma e catarata e nesta parte vamos dar total apoio.
Com informações de Clenilton Gomes