Mais médicos seleciona 31 profissionais para 26 municípios do Piauí
O Ministério da Saúde divulgou na última quinta-feira (01) a lista de municípios selecionados para receberem profissionais brasileiros inscritos no Programa Mais Médicos. Neste primeiro mês de inscrições, foram selecionadas, em 26 municípios do Piauí, 31 vagas. Destas, 28 estão em municípios de maior vulnerabilidade social do interior e três nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.
No Brasil todo, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. Todas as regiões contempladas neste primeiro mês de seleção estão entre as prioritárias do programa.
Os médicos com registro válido no Brasil selecionados nesta fase têm até sábado (03) as 16h para homologar a participação no programa e assinar termo de compromisso, confirmando o interesse no município indicado. A lista final com profissionais e municípios que participarão desta primeira seleção será publicada na segunda-feira (05) no site do Ministério da Saúde. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.
O Ministério da Saúde divulgou os nomes dos 23 municípios do Piauí que receberão os profissionais do Programa Mais Médicos – Cabeceiras do Piauí, Boa Hora, Beneditinos, Amarante, Parnaíba (que receberá três), Miguel Alves (que receberá dois), Demerval Lobão, Santana do Piauí, Gilbués, Buriti dos Montes, Oeiras, Teresina (que receberá dois médicos), Nazaré do Piauí, Batalha, Piracuruca, Alto Longá, Caraúbas do Piauí, Curralinhos, Luís Correia, Lagoa do Sítio, Pedro II e São Francisco do Piauí.
Como o primeiro mês de seleção teve demanda apontada por 15.460 médicos em 3.511 municípios, este resultado deve preencher apenas 11% desta expectativa, deixando 13.707 postos ociosos em 2.885 cidades.
No Piauí, os 166 municípios do estado que aderiram ao programa solicitaram 395 vagas, de forma que nesta etapa apenas 31 deverão ser preenchidas em 26 cidades.
Com informações MS