Municípios recebem aumento de 22%

Os municípios piauienses vão ter o que comemorar este mês. É que além do aumento de 22% dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, os municípios receberão ainda R$ 127 mil, cada um, como ajuda financeira prometida pelo governo federal, que será debitado no próximo dia 15. A informação é do presidente da APPM, Arinaldo Leal, ao acrescentar que este dinheiro é um “alívio para as prefeituras”.

A principal receita dos municípios piauienses, que garante a manutenção de muitas atividades não vinculadas às transferências entre fundos, terá esse crescimento em relação ao mês de julho, segundo previsão da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “O FPM sofreu quedas sucessivas nos meses anteriores, tendo acumulado perdas de cerca de 40% de maio até o último repasse”, explica Arinaldo.

Para ele, a redução dos recursos nos meses anteriores tornaram inviável a administração dos municípios, principalmente dos pequenos, que dependem em muito do Fundo. “Os prefeitos passam grande sufoco por causa dessas quedas dos recursos”.

Se não bastasse isso, tem R$ 3 bilhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff durante participação a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizado inicio de julho, em Brasília.

“O projeto que prevê recursos de apoio financeiro aos municípios é uma conquista da APPM e das outras associações, junto com a CNM”, afirma o dirigente municipalista. Segundo ele, a ajuda virá em duas parcelas:a primeira no dia 15 deste mês, e a segunda em abril de 2014.

As duas boas notícias para os municípios, que sofrem com a falta de recursos para resolver a gama de problemas são muito importantes para as administrações dos municípios que lutam para melhorar as condições de vida das pessoas nas cidades. “É nos municípios que se conhece de perto os problemas da população”.

1 comentário
  1. adriana cardoso. diz

    ufff! ate q em fim um alivio p os prefeitos em especial a da minha querida cidade..j. pires.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.