Gasolina sobe há quase 3 meses e bate novo recorde, diz ANP
Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), divulgados nesta segunda-feira (15), o preço médio da gasolina subiu de 4,151 reais por litro para 4,183 reais. Esta é a décima semana consecutiva de alta para o combustível. O etanol e diesel também aumentaram.
Os dados são provenientes de uma pesquisa com 5.758 postos em todo o país. Este é o maior valor registrado no levantamento da agência, mas descarta a variação da inflação no período. Na última semana houve quatro reajustes nas refinarias, uma alta de 1,17%. Nos postos de gasolina a alta foi de 0,77%.
A estatal anunciou uma redução de 0,8% nas refinarias, que só vai passar a valer a partir da próxima terça-feira (16). Desde julho a gasolina acumula alta de 25,99%. A fórmula do cálculo não é revelada pela empresa, mas o valor do dólar e o preço do petróleo no mercado internacional são levados em consideração.
Os postos de combustíveis, no entanto, têm seus preços definidos livremente, apesar do preço das refinarias ser um fator importante.