Onda crimes assusta cidades da Região dos Cocais

armaUma nova onda de crimes vem deixando a população de quase todos os municípios da Região dos Cocais em estado de alerta, sobre os comerciantes e donos de postos de combustíveis

Os ladrões que antes aterrorizavam nas estradas tomando motos das pessoas, agora usa uma estratégia mais elaborada com três alvos preferenciais: grandes comércios, postos de combustíveis e agências dos correios que na maioria dos casos, também funcionam como correspondentes bancários.

A técnicas usadas pelos bandidos nas ações agora ganham ares de sofisticação com o uso de maçaricos portáteis para cortar o aço da portas do comércios e grades metálicas, até bananas de dinamites para explodir os caixas eletrônicos menos protegidos em cidades de pequeno porte.

Em pouco mais de um mês a cidade de Matias Olímpio sofreu 2 ataques, um ao Caixa Eletrônico do Branco do Brasil que está instalado nas dependências da Prefeitura Municipal e outro mais recentes a agência dos Correios. DETALHE: Este último há 200 metros da Delegacia de Polícia da cidade.

No vizinho município de Morro do Chapéu já houveram 2 assaltos a postos de combustíveis somente esta semana,além de arrobamentos a comércios do centro da cidade.

Em São João do Arraial, já são vários arrombamentos de mercadinhos e casas de particulares, que tentam se proteger da maneira que podem, ou seja, não colocando mais pés para fora de casa e outros se municiando por conta própria. Há casos de cidadãos que estão fazendo até investimentos e blindando suas residências com grades nas portas e janelas e colocação de alarmes nas entradas da casa.

SEGURANÇA

Uma decisão do Governo do Estado e da Secretaria Estadual de Segurança foram destituído todos os delegados militares que ocupavam a função, com isso, algo em torno de 70% do municípios piauienses ficaram sem Delegacias de Policias, que foram transformadas em quarteis da Polícia militar, sem qualquer autonomia para registros de ocorrências, ou recebimentos de demandas os cidadãos.

Com isso as cidades passam a depender das Delegacias Regionais. Para se ter apenas uma vaga ideia do que isso significa, depende da Delegacia de Matias Olímpio, cuja Delegada, é também responsável pelos municípios de Murici dos Portelas, Joaquim Pires e São João do Arraial.

COMO FICA A POPULAÇÃO?

Completamente indefesos, indignados, revoltados, e completamente impotentes diante da onda crescente de violência, da escalada das drogas cada vez mais presentes nos municípios de pequeno porte. Então isso os cabidões da cidades estão ao Deus dará, e o que é pior, sem nenhuma esperança de essa situação vai mudar.

Capital dos Cocais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.