Themístocles diz que existe um Piauí antes e depois de Alberto Silva
O presidente da Alei foi o autor da proposta de homenagem aos 100 anos do ex-governador
Proponente da sessão solene alusiva ao centenário do ex-governador Alberto Silva, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (MDB), homenageou o ex-colega de partido com um discurso que exaltou as obras de Alberto Silva no Piauí.
“Hoje, dia 28 de novembro de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí faz história ao reverenciar, com esta homenagem, o saudoso Governador Alberto Tavares Silva, que ao meu ver constituiu-se como um gestor que delimitou a história do nosso Estado em dois períodos: o antes de Alberto Silva e o depois de Alberto Silva”, iniciou Themístocles.
O presidente da Assembleia também disse que teve o privilégio de conviver com Alberto Silva e testemunhar seus feitos e grandes obras. “Foram anos de profícua gestão em todos os setores da vida pública, notadamente na infraestrutura do do Estado do Piauí, cuja carência era total. Destaque-se a construção da grande rodovia da integração, que permitia a interligação do litoral com o extremo sul do Estado e constituía-se como porta de entrada para Brasília pelo caminho mais curto”, disse.
Themíscles Filho ainda lembrou que foi no Governo Alberto Silva que foi instalada no Piauí a Universidade Federal do Piauí, Terminal de Petróleo, fornecimento de energia elétrica para vários municípios e inauguração de hospitais e escolas em todo o Estado. Segundo o deputado, Teresina também ganhou a atenção do ex-Governador com a construção do Estádio Albertão, construção do Instituto Antonino Freire, Ponte da Tabuleta, além de grandes avenidas na Capita.
“O Dr. Alberto era um homem ousado, determinado e com elevado espírito integrador e desbravador. Era um homem que tinha solução para todos os problemas. Visionário e obstinado em realizar seus projetos, ousou realizações que estariam adiante do contexto atual, ou seja, concebia projetos futuristas, e era extremamente otimista. As dificuldades que encontrava eram, na visão dele, obstáculos transponíveis”, disse Themístocles Filho.
A sessão solene foi realizada em conjunto com a Câmara Municipal de Teresina atendendo requerimento apresentado pelo presidente da Alepi, Themístocles Filho, e pelos vereadores Jeová Alencar (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, Zé Nito (MDB) e Luiz Lobão (MDB) e contou com a participação de autoridades, familiares e amigos do ex-governador.