Cachoeira do Urubu já encanta em pleno mês de dezembro

Cachoeira do Urubu. Foto: Fabrício Jackson

As águas de março que costumavam fechar o verão parecem ter dado uma antecipada no Norte do Piauí. Uma prova disso é a esplendorosa queda d’água da Cachoeira do Urubu, em Esperantina. As chuvas fortes têm causado deslumbramento aos que visitam o local turístico.

As chuvas foram intensas em todo o Piauí. “As chuvas que deveriam acontecer no meio de dezembro, começaram logo no início. Houve uma antecipação das chuvas. Na primeira semana choveu muito, acima da média. Em alguns municípios chegaram a mais do dobro do previsto. Isso aconteceu de Norte a Sul do Piauí”, explica Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar).

E a explicação para estes fenômeno vêm dos ventos. “No Norte do Estado as chuvas foram marcante porque aconteceram dois sistemas que contribuíram. Primeiramente, o vôrtice côncavo em altos níveis [VCAN], que fica girando em um sentido anti-horário e é bastante produtor de chuvas. As bordas desse sistema possuem alto grau de precipitação. O epicentro estava quase no hemisfério Norte, o que colaborou para chover aqui de forma intensa. Além disso, a zona de convergência intertropical [ZCIT], próxima à linha do Equador, também contribuiu. O ZCIT trás ventos úmidos do oceano atlântico para a linha do equador”, discerne a meteorologista.

E a previsão da Semar consta mais meses de chuva. Sim, o Piauí também terá águas de março no mês propriamente dito, assim como em janeiro e fevereiro. “No mês de janeiro a tendência é chover mais do que dezembro. Em janeiro as chuvas vão se efetivar de verdade no Estado. Ainda temos bastante chuva prevista. Mas não é obrigado que janeiro chova acima da média esperada, como foi em dezembro. Mas até março podemos esperar mais chuvas, inclusive o Norte do Estado costuma ter mais chuvas mesmo em março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.