Economista dar um puxão de orelha nas gestões municipais de Esperantina

Por Professor Macelino Keliton

A cidade de Esperantina é uma das maiores cidade do estado do Piauí.

Tem quase 40 mil habitantes, tem uma das Maravilhas Naturais do estado, uma diversidade de riqueza, natural e humana, 911 km2, a nona maior frota de veículos, berço dos movimentos sociais no estado, rica em água, vitoriosa no esporte.

Mesmo assim, economicamente, está estagnada no tempo e no espaço.

O século XXI ainda não começou para a cidade de Esperantina.

E segunda-feira, 29/04, o Economista esperantinense Rockhud Araújo, em uma palestra dirigida aos alunos do ensino médio e para quem quisesse ouvi-lo, deu um verdadeiro puxão de orelha nos gestores municipais dessa cidade que aprendeu a viver de aparências.

O economista afirmou durante a palestra que Esperantina teve um crescimento econômico relativo no período de 2002 a 2016, mas deixou de crescer potencial/absolutamente nesse mesmo período.

Rockhud Araújo falou que nossa cidade tem potencial para o crescimento econômico, mas desde que faça seu Plano Econômico Sustentável e que este seja praticado não em um mandato, mas nos mais variados governos que passarem pela prefeitura da cidade, ou seja, não este plano não seja de Governo e sim de Estado (governança municipal).

Foi dito também que o PIB esperantinense está em Ritmo Decrescente, apesar do crescimento nesse período analisado.

O economista nos trouxe dados técnicos e não políticos. Falou que a nossa cidade arrecada muito, que a principal fonte de renda é o Comércio e que os gestores devem se atentar aos setores mais propícios de variações para a geração de emprego e renda.

Resumindo, podemos dizer que para o Economista Rockhud Araújo, a cidade de Esperantina perdendo renda por conta de um estudo mais detalhado sobre suas potencialidades econômicas.

Por isso é bom aprendermos um pouco sobre os fatos e deixar de ouvir apenas os boatos políticos para entendermos a complexa dinâmica que nos cerca.

Macelino Keliton e Rockhud Araújo

Na oportunidade registrei um “retrato” com o mesmo, pois registrar fotos com o Falcão (rei das quadras) ou mesmo com qualquer político não faz meu tipo.

1 comentário
  1. Jose Manoel C P Serejo diz

    Não temos Esgoto subterrâneo ou seja não temos saneamento básico. O transito está virando Caos, pois as pessoas não sabem se quer estacionarem uma moto adequadamente. Não temos cadeiras nem mesas na biblioteca. Não temos infraestrutura na cachoeira do Urubu. Não temos carnaval, não temos segurança. A saúde é precária, as ruas estão esburacadas parecem mais crateras. O comercio está lento. As ruas são tão estreitas que mal da pra passar um carro. Vivemos uma ilusão de achar que nossa cidade cresce. Até pode crescer em numero casas e pessoas mas não crecemos em desenvolvimento. Existem cidades bem menores masi que são muito mais desenvolvidas. A verdade é que Esperantina tem e teve politicos influentes no Piaui e prefeitos e prefeita que poderiam dar mais de si. Porem apenas nos dão milgalhas, esmolas. Precisamos de Saúde, Educação de qualidades, ruas largas e planejadas, saneamento basico, iluminação, esporte para todos, lazer, estradas asfaltadas, pagamento em dias para a circulação no comércio. Enfim reflitamos todos nós.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.