Fim das coligações deve reduzir número de partidos na Câmara de Esperantina
Os partidos políticos se prepararam para a eleição municipal de 2020, que já vem sendo considerada como um pleito atípico. Isso porque de acordo com a reforma política aprovada em 2017, no próximo ano as legendas não poderão se coligar para disputarem vagas de vereadores. As coligações ficarão restritas as chapas majoritárias, ou seja, na disputa de prefeito.
Sem as coligações proporcionais, cada partido tem a responsabilidade de formar chapas fortes e competitivas. Na Câmara de Vereadores, as previsões apontam para uma redução no número de partidos que ocuparão cadeiras na Casa a partir do próximo ano.
Hoje 08 partidos possuem representantes no legislativo municipal de Esperantina. Deste total, MDB possuem 04 vereadores, PTB 02 vereadores e PT 02 vereadores, as outras siglas que compõem o quadro são PRTB, PTC, PSDC, PSB e PRB possuem 01 vereador.
Fim da fragmentação
O fim das coligações vem sendo chamado como a seleção natural dos partidos. Irão sobreviver os mais fortes e com melhor capacidade de organização para formar uma chapa competitiva. A mudança reduziria o número de legendas no país.
Os críticos da mudança afirmam que o fim das coligações enfraqueceria a democracia. Partidos que representariam as minorias seriam extintos.