Estabelecimentos esperantinenses perdem facilmente um Cliente

Por Macelino Keliton

cliente

Vocês já pararam para pensar porque se perde um cliente? De quem é a culpa quando um cliente deixa de comprar em seus estabelecimentos comercial e passa a procurar outro, um concorrente? Com informações do Blog do Professor Macelino.

É de espantar a falta de fidelidade dos clientes aos estabelecimentos comerciais de Esperantina. A rotatividade é muito grande em nossa cidade.

Por um lado isso é bom para os clientes, pois isso significa que existem concorrência e concorrência é bom para o cliente. Por outro lado, para alguns estabelecimentos isso significa até fechamento de negócio.

Mas que fique bem claro: estou do lado do cliente. A culpa da perda do cliente é do próprio estabelecimento. O cliente sempre está correto.

Então o que os estabelecimentos comerciais de Esperantina estão fazendo para serem trocados por outros pelos clientes?

Pela imagem acima, de uma consultora administrativa, a grande razão de um cliente deixar de comprar em seu estabelecimento comercial é o MAU ATENDIMENTO.

E pelo que presencio em Esperantina, isso é uma grande verdade.

Não são os outros estabelecimentos, não é seu preço, não é a qualidade de seu produto senhores e senhoras esperantinenses proprietários de estabelecimentos comerciais. O problema é o seu atendimento. O seu e seus garçons/atendentes.

Não culpe partidos políticos, times de futebol, igrejas, concorrência desleal, altas temperaturas, impostos altos no que se refere a energia e água, desemprego, etc.

Culpe ao comodismo achando que se o estabelecimento é seu você pode atender de qualquer forma, somente na hora que quiser a sua razão de existir no mercado de trabalho chamado de CLIENTE.

Independente que o cliente seja potencial ou não, rico ou pobre, negro ou branco, frequente ou ausente, APRENDA A ATENDER SEU CLIENTE.

Toda ação resulta em uma reação

Uma palavra, uma solução de pagamento, não deixar na mão um cliente, não ir contra suas ideologias, higiene pessoal e ambiental, carisma, são alguns fatores HUMANOS que independe de qualquer coisa para vocês ter a lealdade de seu cliente.

Enxergar o cliente como um ser humano que precisa ser atendido em suas vontades, em seus desejos é grande importância.

Não é o que o seu cliente tem que deve ser levado em conta. É o que o seu cliente É.

Deixe de atender mau o seu cliente e ganhe mais com isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.