Lançada a 2ª Semana das Virtudes em Esperantina

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 18/09, a abertura da Semana das Virtudes em Esperantina. O evento organizado pelo movimento social Era das Virtudes teve a presença de secretários de Educação: Esperantina, Bete Aguiar, São João do Arraial, Rosinha Lima e Batalha, Prof. Cunha, educadores e o público em geral.

Bete Aguiar, Cunha e Rosinha Lima

Foi destaque a experiência do uso da pedagogia das virtudes no município de São João Arraial. A secretária, Rosinha Lima, fez explanação do trabalho com crianças e adolescentes. Uma das experiências tratada é o uso de super-heróis destacando a virtudes que estes representam, tais como justiça e gentileza, as quais ficam relacionadas com cores. Os alunos recebem orientações sobre as virtudes e escolhem a que mais lhes inspiraram. Após estas etapas recebem pulseiras com as cores das virtudes inspiradoras e são colocadas nos braços. Fica estabelecido, desta forma, uma relação visual constante com a virtude, a qual a criança deverá exercitar e aprimorar. O trabalho vem sendo acompanhado e a metodologia construída com a participação da psicóloga do município, Dra. Luciana Carvalho Araújo.

A diretora da U.E. do Sossego, São João do Arraial, prof. Lucilene Resende, uma das escolas que o projeto está sendo implantado, relatou emocionada os desafios e a motivação dos estudantes e professores diante da chegada da temática das virtudes. 

A secretaria de Educação de Esperantina e demais educadores, especialmente a diretora da U. E. Maria Pinheiros, Meg Rocha, manifestaram a intenção de conhecer melhor o projeto. Nos debates já ficou acertado a visita de uma comitiva da Secretaria de Educação para conhecer in loco a experiência já no próximo mês de outubro.

A diretora Meg Rocha vai levar algumas propostas debatidas para a U. E. Pinheiro como por exemplo a nomeação das salas de aulas com nomes de virtudes. Em breve as salas, além dos números de identificação, terão na sua entrada a saudação de palavras virtuosas como Paciência, Solidariedade, Caridade, Empatia, Perdão, Amor, etc.

A Secretária Bete Aguiar, já na próxima semana, vai exaltar as virtudes na sede da secretaria colocando em todas as salas nomes destes sentimentos.

O secretário de Educação de Batalha, Prof. Cunha, vai levar o projeto da Era das Virtudes para um debate mais amplo com os educadores do município.

A avaliação da organização do evento é positiva e foi muito além das expectativas porque houve deliberações governamentais, as quais vão dar um enorme salto na consolidação das virtudes como meio pedagógico para construção das novas gerações.

“As deliberações tomadas pelos vários secretários é um passo importante para consolidar a Pedagogia das Virtudes na educação pública. A Era das Virtudes trata o tema dentro da temática da felicidade pública que faz a reflexão de que o Estado deve, também, preocupar-se com a construção emocional e virtuosa da sociedade. Creio que o exemplo que se constrói na região dos cocais em breve será referência para outros municípios fortalecendo a pratica das virtudes neste setor importante da população que são os estudantes”. Disse Arimatéia Dantas, coordenador do movimento.

As atividades continuam nesta quinta  (19.09) na biblioteca municipal com o projeto Biblioteca Humana. Idosos entre 90 e 100 anos estarão relatando suas experiências de vida para um publico jovem e adulto. Aspectos históricos do município serão abordados. A reação da cidade diante dos primeiros carros, a vida da mulher nos anos 30 , 40 , 60 e 70, os divertimentos, fatos relevantes, etc.

“O objetivo é valorizar o conhecimento acumulado dos idosos e despertar a sociedade para a importância deste verdadeiros livros vivos de sabedoria. Também, estamos estimulando as escolas para leva em nossos idosos para darem palestras e partilharem o passado e o presente construindo um futuro mais virtuoso”, explica Arimateia Dantas.

Dia 20 será o Dia da Gratidão . Dia 21 serão a vez do projeto Arvore Humana e o Chá das Virtudes. Encerrará com a Cainhada das Virtudes com percurso de 12km entre Esperantina e as margens do Rio Longá na comunidade Mocós.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.