20 de Novembro é feriado Municipal em Esperantina “Dia da Consciência Negra”

O Quilombro Olho D’água dos Negros convida a todos a participarem da semana da Consciência Negra que acontece na comunidade.

10 a 19 de novembro

Acontece o novenário do padroeiro São Benedito.

20 de novembro

  • 08h – Missa de encerramento do Festejo de São Benedito;
  • 10h – Roda de conversas sobre políticas públicas e direito da negritude (participante: lideranças das comunidades quilombolas, autoridades públicas e UFPI);
  • 11h – Apresentações culturais (participação de vários grupos);
  • 12h – Almoço comunitário;
  • 14h – Início dos momentos festivos (música ao vivo);
  • 16h – Momento esportivos (futebol masculino e feminino).

O município de Esperantina conta com três comunidades quilombolas, Olho D`Água dos Negros, Curralinhos e Vereda dos Anacletos. No dia 20 de novembro todos os anos são realizadas atividades alusivas em comemoração ao Dia da Consciência Negra na comunidade Olho D`Água dos Negros. Nessa data é um dia de festa naquela comunidade e reúne centenas de pessoas das demais comunidades quilombolas da região. A data é considerada feriado municipal em Esperantina de acordo com a lei criada pelo Executivo de número 1.121 de 20 de novembro de 2010.

A data 20 de novembro é festejada pela comunidade e em outras cidades do País, pois foi neste dia no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, personagem histórico que representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os Quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.