Esperantinense se torna imortal da Academia de Letras de Teresina

A partir de fevereiro a advogada e escritora Noélia Sampaio se tornará membro da Academia de Letras de Teresina (ALT), mais um marco na carreira da esperantinense. Ela será a Vice-presidente da instituição.

Advogada e escritora, Noélia Sampaio

Segundo Noélia Sampaio, a ALT é um ambiente de trocas intelectuais, onde acontecerão reuniões, discussões e críticas sobre a literatura da cidade. Acrescenta ainda que a Academia promoverá publicações de diversos autores, bem como muitas outras informações e entretenimento para a sociedade teresinense. A imortal lembra que a Academia de Letras de Teresina funcionará como uma instituição de memória, que resguardará e preservará o material literário de cada membro.

A advogada, militante na área trabalhista, que em 2020 se prepara para novos desafios na carreira profissional, destaca a importância desta conquista que agrega valor à sua carreira e evidencia o trabalho feito com esmero e dedicação.

“Fazer parte da Academia de Letras de Teresina para mim é motivo de muito orgulho. Fiquei muito honrada com o convite. Venho de uma cidade pequena do interior e sempre gostei de escrever. Nos últimos anos tenho escrito sobre minhas convicções em relação à área em que atuo. Estou compondo a Academia com um grupo de profissionais gabaritados e tenho certeza que a Academia veio para deixar um legado grandioso para a cultura de Teresina”, comentou a advogada.

PERFIL

Noélia Sampaio é advogada, professora e escritora. É natural de Esperantina-PI, conhecida como terra de mulheres fortes e trabalhadoras, terra das quebradeiras de côco babaçu. É formada em Direito pela UNIFSA, pós-graduada em direito do trabalho, docência do ensino superior e outras duas especializações na área do direito e Mestre em ciências da educação. Filha de pais lavradores e semi analfabetos, veio morar em Teresina-PI nos anos 80, trabalhou em várias empresas comerciais, casou-se, teve um filho e fez faculdade em direito, onde hoje atua veementemente nas áreas de direitos sociais. 

Já participou efetivamente da Ordem dos Advogados do Brasil, como membro em comissões locais e até em comissão nacional. Começou a apreciar a docência e as letras, passou a escrever suas inquietações, primeiro em sites e jornais locais, depois começou a participar de eventos fora do Estado do Piaui e hoje é autora e co-autora de livros. Já participou de vários congressos e exposições por diversos Estados do Brasil. Tem três obras publicadas: Mulheres, desvelando o cotidiano e seus Múltiplos desafios (2016); Feminismo, Pluralismo, e Democracia (2018); Cartilha de Direitos e Garantias da Mulher (ABRAT 2019). A autora escreve sobre a direitos e garantias fundamentais e sociais, expõe angustias e sugestões trazidas na mente. Por último, foi convidada a fazer parte de um portal teresinense, onde escreve periodicamente para seu Blog, o que considera um sucesso, pois com isso tem oportunidade de esclarecer vários direitos aos cidadãos, bem como contribuir para o combate à violência doméstica e ao empoderamento de mulheres.

Fonte: Política Dinâmica

1 comentário
  1. Analice Gomes da Silva Vale diz

    Parabéns, além de uma boa atuação como advogada, com uma linda e brilho escolha na carreira de escritora. Só nos dar orgulho entre nós mulheres da área de Letras. Sucesso em sua carreira na Academia Piauiense de Letras!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.