Professores em greve estão na ALEPI
O Governo do Estado encaminha nesta segunda-feira (17) à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto de lei que estabelece o novo piso salarial dos professores 40 horas da rede estadual de ensino. O valor é R$ 3.167,17, que segundo o governo, o valor está acima do piso nacional da categoria que é R$ 2.886,24.
De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-PI), Paulina Almeida, a greve representa uma luta pela valorização dos professores e que envolve o reajuste salarial, condição de trabalho e a formação inicial e continuada. “O governo insiste em dizer que já paga o nosso Piso. Repudiamos este discurso que tenta jogar a sociedade contra a categoria e o nosso movimento. Estamos aqui para desmascarar o governo do estado e esclarecer a sociedade piauiense sobre as nossas reivindicações. Sempre na luta pelos nossos direitos!” , disse Paulina Almeida.
Os professores reivindicam o reajuste salarial de 4,17% referente ao ano de 2019; reajuste salarial de 12,84% referente a 2020 com a inclusão dos aposentados, mudanças de classe mudança de nível, enquadramento dos administrativos; infraestrutura das escolas, melhorias e merenda escolar. A categoria alega que a greve vai continuar até que o governo atenda as reivindicações. Em todo o Piauí, mais de 80 escolas aderiram a greve e ainda não inciaram o ano letivo, que estava previsto para começar na semana passada.