Piripiri registra maior volume de chuva do país e fica com ruas alagadas
A cidade de Piripiri, a 163 km de Teresina, registrou o maior volume de chuvas de todo o Brasil durante a quarta-feira (4). Segundo os levantamentos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), a cidade recebeu quase de 120 milímetros de precipitação. Diversas ruas de Piripiri ficaram alagadas.
Moradores de Piripiri registraram em vídeo diversos pontos da cidade em que a água chegou à quase um metro e cobriu parte de veículos e imóveis. Apesar dos alagamentos, alguns moradores insistiram em tentar usar os veículos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuvas corresponde à um terço da média mensal esperada para o mês de março. O temporal foi causado pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que concentra massas de ar frio vindos do oceano atlântico sobre a região.
Além de Piripiri, outras cidades do Piauí também receberam um grande volume de chuvas durante a quarta. Segundo o levantamento do Inmet e Cemaden, em Boqueirão do Piauí foi registrado 89 mm de precipitação; em Uruçuí, 67 mm; em Teresina, 60 mm.