Governo do PI decreta calamidade, bloqueia divisas do estado e restringe comércio
O governador Wellington Dias (PT) assinou, nesta quinta-feira (19/03), decreto reconhecendo situação de calamidade no Piauí, em razão da emergência em saúde provocada pela pandemia de coronavírus.
Em entrevista coletiva no Palácio de Karnak, após reunião com o prefeito Firmino Filho (PSDB), secretários de Estado, e o presidente da Associação Piauiense de Municípios, Jonas Moura, Dias anunciou uma série de medidas restritivas para reduzir a circulação de pessoas, e assim evitar a proliferação da infecção por Covid-19 no estado.
Entre as medidas está a suspensão das atividades comerciais, inclusive dos shoppings centers, a partir das 17h.
O decreto prevê também a suspensão de atividades em cinemas, clubes, academias, boates, teatros, casas de espetáculo e clínicas de estética, além de eventos esportivos.
Em relação aos bares e restaurantes, o governo diz que os estabelecimentos deverão reorganizar as mesas para garantir distância mínima de 2 metros entre as pessoas.
A fiscalização de trânsito será intensificada e as divisas do estado serão bloqueados, evitando a entrada de pessoas de outras regiões.
Também ficam suspensas as atividades de saúde bucal/odontológica, públicas e privadas, exceto às relacionadas ao atendimento de urgência e emergência.