Casos de covid-19 no Piauí duplicam a cada 10 dias, diz Fiocruz

O Estado do Piauí leva em média dez dias para duplicar o número de casos confirmados de covid-19, e em média, a cada 13 dias, o total de óbitos também dobra. É isto o que aponta o Monitor da Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que acompanha em tempo real a situação da crise de saúde no Brasil e no mundo. 

Segundo o levantamento, o Piauí ocupa a vigésima posição no ranking nacional de duplicação de diagnósticos da doença. Desde o início da pandemia no Piauí, em meados de março quando foram registrados os primeiros casos da doença aqui, o Estado já duplicou por oito vezes os diagnósticos de covid-19. Nesta sexta-feira, o Piauí amanheceu com 18.023 casos confirmados de coronavírus. Para efeito de comparação, há duas semanas, esse número era de 9.825.

Quando se observa os óbitos, a situação não é muito diferente: conforme a Fiocruz, a cada 13 dias, em média, o Piauí dobra o número de vítimas fatais da covid-19. O Estado é o 18º do país em número de vezes que as mortes por coronavírus duplicaram: já foram cinco as vezes em que os boletins da Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde do Piauí) apontaram duplicação nas mortes por covid-19 desde março, quando a pandemia chegou ao Estado. 

Por exemplo, nas duas últimas semanas, o número de mortes decorrentes do coronavírus no Piauí subiram de 299 no dia 10 de junho para 547 nesta sexta (25). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.