Esperantinense conquista 1 milhão de seguidores no Youtube

Em 2018 o youtuber esperantinense Chico Museu recebeu a placa de prata do Youtube pela a marca de 100 mil inscritos em seu canal (clique aqui para acessar o canal), e após 02 anos ele está prestes a receber a placa de ouro do Youtube por ter atingido a incrível marca de 1 milhão de inscritos, tornando-se assim um dos maiores canais do país.

Chico Museu quando recebeu a placa de prata do Youtube

Chico que é um entusiasta da cultura nordestina já publicou em sua página mais de 900 vídeos. A sua página de entretenimento aborda sobre diversos assuntos relacionados a cultura, arte, culinária e os costumes do povo piauiense.

Ele está no youtube desde o ano de 2010 e os seus vídeos já foram visualizados por mais de 188 milhões de internautas. O produtor cultural desde a sua infância sempre foi apaixonado por cultura. Em sua residência ele tem um acervo muito diversificado de objetos antigos (moedas, máquinas fotográficas, aparelho de telefone, máquina de escrever, aparelho de rádio, fotografias antigas do município de Esperantina, dentre tantos outros.

PERFIL DO CHICO MUSEU

Francisco das Chagas Oliveira, hoje conhecido como Chico Museu, nasceu na localidade Chapada São Miguel em 1975 filho dos lavradores Jorge Ferreira de Oliveira (in memorian) e Maria Lina de Oliveira, sendo o primogênito de 8 irmãos, teve uma infância humilde, aos 12 anos teve uma passagem breve por Esperantina para estudar, passando apenas um ano, e voltou novamente para zona rural para trabalhar. No ano de 1992 vem para Esperantina a família completa, onde passaram a residir no bairro Cohebe.

Em janeiro de 1995 viajou para trabalhar em Brasília-DF, em 1998 contraiu matrimônio também em Brasília com a esperantinense Márcia Maria, do casamento nasceu Daniela em 2013. Em 2007 voltou para Esperantina onde construiu sua casa própria no bairro Cohebe.

Desde a infância sempre cultivou uma paixão por cultura, quando sua mãe descartava alguma coisa para o lixo o mesmo tinha o cuidado de guardar, após ter a iniciativa de colecionar cartões telefônicos, atentou-se em criar um Museu, em Brasília visitava muitas feiras de antiguidade foi onde conheceu o Centro Gilberto Salomão, daí surgiu a idéia de guardar antiguidades sempre pensando em sua terra natal Esperantina, onde o mesmo ainda hoje luta para criar o “Museu de Esperantina”.

No ano de 1999 Chico Museu resolve investir financeiramente na idéia, e o mesmo lembra que foi é muito difícil, as primeiras peças adquiridas foi em Brasília, para transportar para Esperantina investiu uma grande quantidade de suas economias. A principio abriu sua residência para visitas de suas peças, mas assim que as pessoas sabiam, começaram as doações o que inviabilizou a permanência em sua residência.

Poucas pessoas sabem a verdadeira história de Chico Museu, um apaixonado que vive pela cultura, em 2007 quando retornou a Esperantina fez uma campanha entre amigos e familiares tanto na zona urbana como zona rural de bicicleta arrecadando peças para o tão sonhado museu, o rádio e a internet também foi de grande ajuda para a divulgação da idéia.

“Amigos e familiares achavam que eu tinha voltado louco de Brasília, quando eu as abordava e pedia algumas peças para o museu”. Diz Chico.

Em reconhecimento pelo o seu empenho e trabalho voltado para a Cultura, em 2009 o então gestor da Prefeitura de Esperantina Chico Antônio o chamou para trabalhar na Secretaria de Cultura e atualmente continua na atual gestão do Prefeito Lourival Bezerra.

Hoje Chico Museu é considerado uma referência na cidade quando se trata de cultura, o que ainda falta é o incentivo privado e público para a implantação do “Museu de Esperantina”.

Para divulgar melhor o seu trabalho em 2009 criou sua página na internet www.chicomuseu.com, e 2010 o seu canal no youtube onde retrata o dia a dia da cultura regional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.