Piauí atinge patamar grave de calor e umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem fazendo alerta de “grande perigo” em razão da onda de calor e baixa umidade do ar em várias regiões do país, inclusive no Piauí. De acordo com o INMET, há risco de morte por hipertermia, quando a temperatura corporal sob além dos 40°C, o que pode comprometer a saúde ou até mesmo levar à falência de órgãos. O Instituto adverte ainda que esse calor, com baixa umidade do ar, não deve dar trégua. Informações Meio Norte.
No Piauí, o clima deve continuar seco e quente nos próximos dias, sem previsão de chuvas em muitas regiões e atingindo limites da tolerância extremas de calor e umidade. Médicos aconselham a ingestão frequente de líquidos, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, usar hidratante para a pele e umidificador de ar nos ambientes domésticos e de trabalho.
Na sexta-feira (9) as cidades do Sudoeste do Piauí ficaram com a umidade relativa do ar abaixo de 15%. As temperaturas variaram entre 24°C a 41°C. Nas regiões Norte, Centro-norte e Sudeste a umidade ficou em torno de 20%. Em Teresina a temperatura ficou na casa dos 40°C e a umidade relativa do ar em 19%, atingindo um patamar de perigo para a saúde humana, animal e de grande risco de incêndios florestais.
Ao longo da última semana, o Estado apresentou elevadas temperaturas e baixa umidade do ar, numa associação incômoda de calor e secura. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar), divulgou um Boletim da Gerência de Hidrometeorologia, em que mostrou que a cidade de Bom Jesus, no Sul do Estado, registrou temperatura de 41,9ºC (a maior do Piauí em 2020) e índice de 9% de umidade relativa do ar. Gilbués registrou umidade do ar de 14%, com a temperatura, durante boa parte da tarde, chegando a 39 graus.
Picos atingiu 16% na umidade do ar e a temperatura chegou a 38 graus. São Raimundo Nonato também alcançou 38 e a umidade baixou para 19%. A mesma temperatura, de 38, atingiu Floriano e a umidade ficou em 20%. Teresina marcou novamente 39 graus de temperatura e a umidade ficou em 21%. Em termos de umidade do ar, Parnaíba é um bom lugar para quem precisa fugir da secura. Lá, ontem a umidade do ar mais baixa ficou em 65% e a temperatura máxima foi de 30 graus. Em Luís Correia, a temperatura máxima chegou a 30 graus e a umidade do a 69%. (J.O.)