Vereador de cidade do Piauí diz que lei deveria autorizar ‘ter duas mulheres’
O vereador Dulcídio Antão (MDB) fez um comentário machista durante fala pelo Dia Internacional da Mulher, 08 de março, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Pio IX, sul de Piaui. A reunião plenária ocorreu na sexta-feira (5).
O parlamentar não comentou e a presidente da Câmara, Domitilia Lopes (PSD), não se manifestou até a publicação desta reportagem.
“Segunda-feira é o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, e eu aqui, na sessão passada, até fiz uma crítica que achava injusto a gente só ter direito a uma ‘né’? E continuo achando errado isso viu? Infelizmente, a lei ‘tá’, ‘tô’ gostando não. Então, felicidades ‘pra’ todas, meu abraço e sou louco por mulher, não minto” , disse o vereador.
A sessão foi transmitida ao vivo na página da Câmara Municipal de Pio IX no Facebook e repercutiu nas redes sociais. Em outra publicação que replicou o vídeo, a fala foi criticada por uma moradora do município:
“O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica da mulher por condições de igualdade com o homem, aí vem o vereador na tribuna com uma piada machista e grosseira. O machismo se naturaliza a ponto do vereador achar que um comentário de mau gosto é um elogio”, comentou a moradora.
Na segunda-feira, na mesma página, a Câmara divulgou uma mensagem institucional pelo Dia da Mulher em que pedia respeito.
“A intenção da data de hoje não é apenas comemorar. O real objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher”, dizia a publicação.
A mensagem ainda parabenizou as mulheres: “pelas conquistas nas lutas sociais, de direitos, a igualdade, do respeito e excelência de serviço nas funções que desempenham. A todas as mulheres, o respeito e merecidamente, Feliz Dia Internacional da Mulher!”.
Fonte: G1 PI