Sociedade Civil em parceria com a gestão municipal realizaram ação em Esperantina
Aconteceu em Esperantina nos dias 26 e 27 de julho o dia D da execução de dois PROJETOS que foram selecionados pelo MINISTÉRIO DA SAÚDE e UNESCO através de edital são eles:
- PROMOTORES LEGAIS PREVENTIVO E DOS DIREITOS DA PESSOA HUMANA que será executado em 04 Estados simultaneamente são eles: Acre, Amazonas, Roraima e Piauí, em nosso Estado será desenvolvido em 08 cidades sendo Esperantina uma delas este com execução da Associação de Redução de Danos- ABORDA e Associação das Prostitutas do Piauí — APROSPI;
- ROMPENDO BARREIRAS: A LUTA DAS TRABALHADORAS SEXUAIS POR SAÚDE, CIDADANIA E TRABALHO desenvolvido aqui no Piauí em 8 cidades, sendo Esperantina uma delas e com gestão total da APROSPI que aqui teve a parceria da ABORDA
As ações desenvolvidas aqui em Esperantina como palestras, rodas de conversar, distribuição de insumos como camisinha, álcool gel, sabão líquido, mascaras e material informativo também foi realizado a busca ativa com exames laboratoriais e triagem odontológica pela equipe da Secretaria de Saúde do município com encaminhamentos a rede de atendimento local, tivemos um resultado positivo desde o público alvo no qual conseguimos atingir que foram: prostitutas, população de rua, usuários de álcool, outras drogas e seus parceiros(a).
A proposta destes projetos tem um objetivo a garantia de direitos e deveres, do fortalecimento da rede de atendimento através das parcerias com as Organização da Sociedade Civil (OCS) e o principal atender uma demanda que muitas vezes nossos gestores não conseguem agregar, seja pelo engessamento institucional, seja pela dificuldade de agrega-los em quanto identidade. Assim nesta ação a parceria com a secretaria de saúde, do serviço social e da câmara municipal de Esperantina foram fundamentais para o sucesso da atividade.
“Nós enquanto instituição a nível estadual ficamos muito felizes com o apoio incondicional dado a nossos projetos através da gestão da Prefeita Ivanaria Sampaio aqui representada por seus secretários de saúde e da assistência social que foram parceiros fortes no desenvolvimento das ações” Celia — Presidente estadual da APROSPI.
A participação dos profissionais da Secretaria de Saúde e do Dr. Pedro foi um divisor de águas quanto do acolhimento do público alvo.
“As políticas públicas são essenciais para a garantia de nossos direitos e deveres, e as parcerias são fundamentais para efetiva-las, assim somos gratos a gestão em nome do time da Secretaria de Saúde sec. Dr. Felipe Sampaio e da Secretaria da Assistência Social Sec. Sr. Walter” Lysmara Pinheiro — Presidente Estadual da ABORDA.