Leonel Messie e Alexia Putellas levam a Bola de Ouro 2021
Sete vezes Lionel Messi. O craque argentino recebeu o seu sétimo prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo, em cerimônia realizada nesta segunda-feira pela revista “France Football” no Théâtre du Châtelet, em Paris.
O camisa 30 do Paris Saint-Germain superou na reta final outros favoritos como Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, Cristiano Ronaldo, do Manchester United, e Jorginho, do Chelsea — este último havia sido eleito pela Uefa como o melhor jogador da última temporada. O volante ítalo-brasileiro ficou em terceiro. O brasileiro Neymar, também do PSG, terminou em 16º lugar.
Messi se isola ainda mais como maior vencedor da história da premiação, com dois troféus a mais que Cristiano Ronaldo. Agora ele tem nove prêmios ao todo: sete Bolas de Ouro, quatro delas unificadas com a Fifa, e outros dois de Melhor Jogador do Mundo dados pela entidade máxima do futebol.
A atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, recebeu a Bola de Ouro como melhor jogadora do mundo em 2021. Campeã da Champions League Feminina, do Espanhol e da Copa da Rainha com o Barça, Alexia vive o melhor momento da carreira.
A jogadora de 27 anos já tinha sido eleita pela Uefa em agosto como a melhor jogadora da Europa este ano. Com a premiação da Bola de Ouro, Alexia aumenta ainda mais o favoritismo para levar o Fifa The Best, no dia 17 de janeiro.
Ela superou a também espanhola Jenniffer Hermoso (Barcelona), a australiana Sam Kerr (Chelsea) e as holandesas Lieke Martens (Barcelona) e Vivianne Miedema (Arsenal), que ficaram nas cinco primeiras posições.
A Bola de Ouro começou a ser distribuída também para o futebol feminino em 2018, e a primeira vencedora foi a norueguesa Ada Hegerberg, do Lyon. No ano seguinte, a americana Megan Rapinoe foi a premiada. Ano passado, a premiação não foi entregue no feminino nem no masculino devido à pandemia de Covid-19.