Jovem de 16 anos da cidade de Batalha-PI, conquista primeiro lugar em Direito

Débora Franco, natural de Batalha, conquistou a vaga de primeiro lugar para o curso de bacharelado em direito na Universidade Federal do Piauí aos 16 anos de idade. Informações Portal Clube News.

debora franco
Déborah Franco, jovem de 16 anos de Batalha, no Piauí, conquista primeiro lugar em direito na Ufpi. (Foto: arquivo)

A jovem quer realizar o sonho de se tornar advogada. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, leia essa história que inspirou outras adolescentes e virou motivo de orgulho para o município.

Déborah vem de uma família humilde e conta que sua mãe a colocou na escola com apenas dois anos porque a menina chorava e pedia para estudar logo. “Por isso terminei com dezesseis anos, muito nova. Via as crianças indo pra escola e queria ir, conversar, estudar”, afirma.

Aurideia Franco, mãe de Déborah, diz que os esforços não fecharam a jovem em seu mundo. Ela conta que a jovem já nasceu determinada, com o foco em estudar. O pai, Rômulo Alves, fala que “ela sempre mostrou muita capacidade e através dessa capacidade sempre nos surpreendia com algo. Déborah é muito aplicada e esforçada em tudo que ela se coloca a fazer”.

Déborah e sua mãe, Aurideia Franco. (Foto: arquivo)

Estudos

A história se tornou orgulho e exemplo para outros estudantes da rede pública em batalha, que viram os resultados do esforço e dedicação. Os amigos que realizaram o Enem ao lado de Déborah contam que a estudante sempre foi aplicada nos estudos.

O professor de história, Edilson Batista da Mata, fala que a inspiração passada pela jovem vai além do seu esforço. “Ela é inspiração porque conseguia contagiar toda a turma”. Ele conta que Déborah tem capacidade e de se tornar ministra do Supremo Tribunal Federal.

Professor de história de Déborah, Edilson Batista da Mata. (Foto: arquivo)

Decisão

Déborah estava em dúvida entre cursar direito ou medicina, mas conta que, para sua decisão, foi necessário um olhar para o futuro. “Será que vou me orgulhar mais estando no direito ou na medicina? Foi nesse momento que eu escolhi direito. […] Acho que vou me sentir mais realizada nessa área do que na área da saúde”, afirma.

A estudante conta que ainda está apavorada com a nova jornada que está prestes a fazer. “Tenho uma vida aqui, meu namorado, família, amigos e vou ter que deixar tudo aqui, vir só de vez em quando e conhecer novas pessoas. Mas tudo isso vale, tudo isso que passei e vou passar vale muito a pena, porque foi isso que eu sempre quis!”, diz a jovem.

“A gente passa por muitas provações, perdemos muito na vida e tomamos muitos tapas, mas o importante é não desistir”, finaliza Déborah Franco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.