Censo 2022 começou; IBGE explica como identificar recenseadores

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta segunda-feira (1º), a coleta de dados para a construção do Censo Demográfico 2022. Recenseadores vão visitar 900 mil casas espalhadas em 224 cidades do estado do Piauí.

censo ibge

Leonardo Passos, chefe do IBGE-PI, explicou que o Censo é um dos levantamentos mais importantes do país, pois retrata a realidade da população. “Esses dados trazem todo um retrato socioeconômico, por exemplo, de emprego, de renda, de analfabetismo. Também de registro civil e sobre as características do domicílio. Ou seja, a gente vai poder conhecer a situação de cada bairro, em relação ao acesso à água, a coleta de lixo”, disse.

Para identificar os agentes cadastrados do IBGE para que, assim, a coleta de dados seja realizada em segurança, o chefe do IBGE-PI apontou algumas formas. “A população vai poder reconhecer o recenseador por meio do uniforme – boné do Censo e colete do órgão –  que ele estará trajando. Ele estará com um crachá que terá as informações do agente, nele também tem um QR CODE que pode utilizar o celular para ler o código e confirmar a identidade”, destacou.

Também será possível checar as informações do recenseador por meio da internet. Basta digitar o número de matrícula, presente no crachá, no site do IBGE.

A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 acontece com dois anos de atraso em decorrência da pandemia da Covid-19, no ano de 2020, e da falta de recursos em 2021. Além disso, essa é a primeira vez que o questionário vai investigar dados relacionados à deficiência e autismo. A pesquisa também será realizada com as comunidades quilombolas e indígenas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.