Temperaturas no Piauí podem chegar a 42°C durante o B-R-O-Bró
Temperaturas mais elevadas, tempo seco e pouca chuva. Setembro, além de ser um mês marcado por importantes eventos que recordam e debatem temas da educação, meio ambiente e cultura, também é grifado no calendário do piauiense como o mês de início do B-R-O Bró, período mais quente do ano.
Nesta quinta-feira (1º) o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) já emitiu dois alertas de baixa umidade relativa do ar, que significa o famoso “tempo seco”, para mais de 200 cidades do Piauí. A informação já representa um recorte do que os moradores do estado podem esperar. (Abaixo, veja a lista completa das cidades que estão em alerta).
Os climatologistas Werton Costa e Sônia Feitosa falaram que a população vai contemplar um B-R-O Bró nos moldes tradicionais. Segundo Werton, o primeiro mês já apresenta elevação de temperatura.
“O padrão climático para setembro, segundo as condições do INMET, mostra ainda uma condição desfavorável para chuva, apenas dentro da normalidade climática do período. Porém, há possibilidade de majoração das temperaturas, uma tendência de elevação principalmente em municípios da calha do rio Parnaíba, margeando Teresina. Quanto ao resto das temperaturas, elas estão dentro da média para setembro”, falou.
Sônia Feitosa, avalia que setembro e outubro são os meses que mais castigam o piauiense. De acordo com a climatologista, há uma expectativa de que as temperaturas alcancem números esperados para época, como 38 °C, e ela ainda ressalta que algumas regiões vão registrar temperaturas acima da média, como 40 °C e 42 °C.
“As previsões apontam que as temperaturas no trimestre setembro, outubro e novembro devem variar de normal a acima da média. Para o Piauí, temperaturas normais correspondem a 38°C e acima da média podem chegar a 42°C. Setembro e outubro serão os meses com reincidência de temperaturas, que começam a ficar amenas apenas com o início das chuvas em algumas regiões no mês de novembro”, falou.
O B-r-ó bró
A curiosa expressão de primavera vem da junção das últimas sílabas dos meses mais quentes do ano: setembro, outubro, novembro, dezembro.