Piauiense sobrevive a terremoto na Turquia e é repatriado com grupo de brasileiros
O professor piauiense Guilherme Aynerson, 22 anos, é um dos brasileiros repatriados após o terremoto na Turquia que, atualmente, contabiliza mais de 30 mil mortos. Ele e mais oito brasileiros desembarcaram no Rio de Janeiro da aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), na madrugada do domingo (12). Informações Cidade Verde.
Poucas horas após chegar ao Brasil, Guilherme tem se reservado para ficar com a família e amigos mais próximos. O professor contou que residiu nas cidades de Adana e Antakya, uma província de Hatay, um dos locais mais devastados. Ele- que é formado em Letras-Português pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) ministrava aulas de inglês na Turquia, país onde morava há quase cinco meses.
Ele compartilhou ainda momentos tensos que vivenciou na Turquia como prédios ao chão e outros com risco de desabamento; outra situação mostra o professor auxiliando moradores que tentavam salvar pertences pessoais; e há também imagens de Guilherme dentro do avião da FAB após chegar ao aeroporto do Galeão do Rio de Janeiro.
O terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira, 6, já soma 33.179 mortos e 92.600 feridos até este domingo, 12. A expectativa é de que os números sigam aumentando enquanto seguem as buscas em meio aos escombros.