Posse de Dom Juarez em Teresina terá carreata e vigília
O novo Arcebispo da capital piauiense, Dom Juarez Sousa da Silva, será acolhido com uma carreata pela BR-343, no sentido Altos-Teresina, a partir das 9h deste sábado (25). Ao chegar à Residência Episcopal, localizada na Avenida Frei Serafim, Centro da cidade, ele vai receber as chaves de Dom Jacinto Brito, em ato simbólico.
O início da programação para receber o novo pastor da Igreja Particular de Teresina começa nesta sexta-feira (24), às 19h, com a realização de uma Vigília Eucarística com o tema “Bendito o que vem em nome do Senhor”, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, Centro da capital.
A solenidade de posse acontece neste sábado (25), a partir das 16h, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores.
A seguir, confira toda a programação preparada para acolher o Oitavo Arcebispo de Teresina.
SEXTA-FEIRA, 24 de fevereiro
19h às 23h – Vigília Eucarística na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores
SÁBADO, 25 de fevereiro
9h – Carreata de Acolhida – Início da duplicação da BR 343 – sentido Altos-Teresina – até a Residência Episcopal (Avenida Frei Serafim,1693 – Centro)
15h30 – Coletiva de Imprensa na Residência Episcopal (Avenida Frei Serafim, 1693 – Centro)
16h – Acolhida de Dom Juarez Sousa seguida de Santa Missa Canônica na Catedral Metropolitana de Teresina
CONHEÇA A TRAJETÓRIA DO NOVO ARCEBISPO DE TERESINA
Dom Juarez Sousa da Silva será o primeiro piauiense a ocupar a cátedra de Teresina. Nascido no município de Cabeceiras do Piauí (interior de Barras), o Arcebispo é bacharel em Filosofia e Teologia pelo Seminário Maior Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina-PI.
Também é graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com mestrado em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, na Itália.
Além disso, Dom Juarez Sousa foi nomeado diácono em 1993, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior-PI. No ano seguinte, foi nomeado presbítero, na Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Barras.
Foi administrador da Paróquia de São José, em Altos, entre 1994 a 1996; vice-reitor e administrador do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, de 1996 a 1998; Diretor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI, de 2002 a 2008. Em 2008, foi nomeado bispo da diocese de Oeiras, pelo Papa Bento XVI.
Sua ordenação episcopal aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Vitória, em Oeiras, onde exerceu seu pastoreio até o início de 2016, quando foi nomeado pelo Papa Francisco, bispo coadjuntor da Diocese de Parnaíba, assumindo a titularidade da diocese em agosto do mesmo ano.
Dom Juarez Sousa foi nomeado Arcebispo de Teresina no início do último dia 4 de janeiro, pelo Papa Francisco. Ele vai substituir Dom Jacinto Brito, que apresentou pedido de renúncia atendendo às determinações eclesiásticas que preveem o afastamento das atribuições de governo para bispos a partir de 75 anos.