TJ-PI determina afastamento do prefeito de Uruçuí por 180 dias após suspeita de desvio

Dr. Wagner
Wagner Coelho, do município de Uruçuí

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou a suspensão do exercício da função pública do prefeito Wagner Coelho, do município de Uruçuí, pelo prazo de 180 dias, além de determinar novas expedições de mandados de busca domiciliar em 11 endereços. A decisão é assinada pelo desembargador Erivan Lopes.

O prefeito é investigado pelos crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos ou valores oriundos de corrupção, crimes de responsabilidade e da lei de licitações.  Além dele, o Ministério Púbico do Estado do Piauí, através do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO, investiga outros empresários na área da construção civil.

Em decisão monocrática, o desembargador cita que “a investigação, até o presente momento, trouxe fortes sinais da atuação articulada de uma organização criminosa especializada em desvio de recursos públicos por meio da contratação (com sobrepreço)”. O dinheiro era desviado diretamente e/ou indiretamente (por meio de familiares, parentes e empresas) para o prefeito.

OPERAÇÃO CERRADO

A “Operação Cerrados” foi deflagrada, no dia 20 de março, para investigar desvios de recursos públicos no município de Uruçuí, região Sul do Estado.

Conforme o promotor de Justiça e coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Cláudio Soeiro, políticos e empresários se beneficiavam com a contratação da empresa por um valor menor que o estipulado, mas com sobrepreço.

O valor total do montante desviado ainda é desconhecido, mas o coordenador mencionou que um dos procuradores da empresa fez transações suspeitas no caixa eletrônico durante três anos.

Além de aparelhos celulares, documentos e computadores, a ação policial também apreendeu R$ 132 mil em dinheiro e cerca de R$ 700 mil em cheque. Ninguém foi preso.

No dia da operação, o prefeito Dr. Wagner Coelho, gestor da cidade, não recebeu informações sobre a operação e não teve acesso à autorização do cumprimento dos mandados. Um advogado está acompanhando o caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.