Batalha decreta emergência por alagamentos; duas comunidades estão isoladas por rios
A Prefeitura da cidade de Batalha, no Piauí, decretou situação de emergência nesta quinta-feira (6) após duas comunidades da zona rural ficarem isoladas com as cheias dos rios dos Matos e Longá. Além das comunidades afetadas, 60 famílias tiveram as casas invadidas pela água do temporal que caiu na madrugada desta quinta-feira (6). Informações Clube News
De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Roanir Oliveira, destas famílias, duas tiveram as residências desmoronadas e tiveram que se mudar para casa de parentes. Três casas tiveram parte da estrutura danificada ou destruída – duas na zona urbana e uma na zona rural.
Roanir Oliveira informou que foram mais de 80 milímetros em apenas uma hora de chuva. Este foi o maior volume de chuva registrado no Piauí desde o início do ano de 2023.
O secretário ressalta que a prefeitura oferece suporte de aluguel social aos moradores afetados, mas ainda não sabe informar quantas famílias vão aderir ao programa. O prefeito de Batalha, José Luiz Alves Machado (PP), se reúne neste momento com o secretariado para iniciar a tomada de medidas emergenciais.