Esperantinense que vendia de porta em porta comemora espaço em supermercado de Teresina
Helena da Silva, que trabalha há 20 anos como quebradeira de coco, realizou o sonho de comercializar seus produtos em uma rede de supermercados. Natural de Esperantina, Helena faz parte do grupo de oito cooperativas que fornecerão produtos agora em um supermercado de Teresina.
“Eu vendia meus óleos (de coco) de porta em porta com uma sacola na mão. Era um trabalho difícil demais porque nem todo dia tínhamos renda. Mas mesmo assim, criei meus filhos, netos e bisnetos com essas vendas. E hoje estar aqui em um grande supermercado é uma benção. Realizou meu sonho”, disse Helena da Silva.
No total, são 44 itens expostos na “Quintada Super”, que fica dentro de um supermercado no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com Lindolfo Monteiro. Entre as mercadorias tem mel, bolsas de palha, cajuína e castanha. A iniciativa foi uma parceria do Governo do Estado com a rede varejista.
Segundo o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o objetivo é fomentar a agricultura familiar. “O maior desafio do agricultor é acessar os mercados. Porque na hora que eles acessam, vendem mais e consequentemente têm a chance de melhorar a produtividade. Os apoiamos com tecnologia, regulamentação fundiária e assistência técnica. Mas o passo mais importante é conectar os compradores locais para passarem a consumir cada vez mais os produtos da agricultura familiar”, destacou.
Fonte: G1/Piauí