Caravana de Esperantina esteve na 7ª Marcha das Margaridas de 2023

marcha das margaridas

Com o objetivo de lutar pelo aperfeiçoamento e consolidação das políticas públicas voltadas às mulheres do campo, da floresta e das águas desde a esfera municipal, estadual e federal de todo Brasil, estiveram reunidas na 7ª Marcha das Margaridas de 2023, com mais de 100 mil mulheres. No Piauí a FETAG foi a grande organizadora da caravana piauiense com mais de 1200 mulheres representando o Estado do Piauí. Entre elas ativista social e cidadã pro ativa Lysmara Pinheiro na qual representava o Território dos Cocais.

“Está presente neste momento ímpar com mulheres de vários Estados nas suas mais diversas diversidades nos fortalecer , impulsiona na busca de garantia de Direitos e Deveres. Agradecer a Presidente do Conselho do Território dos Cocais DaLuz, a FETAG, a nossa piauiense e guerreira Maze Morais coordenadora geral da marcha pela oportunidade de participar da 7ª Marcha das Margaridas pela reconstrução do País e pelo Bem Viver.” Disse Lysmara Pinheiro.

As margaridas, como são conhecidas, comemoram conquistas de políticas na área da saúde reprodutiva e de combate à violência que contemplam a realidade das mulheres do campo e da floresta. O evento acontece de quatro em quatro anos e é considerado a maior ação política de mulheres da América Latina. Assim nos dias 15 e 16 de Agosto em Brasília mulheres de todas as regiões do Brasil e de outros países. É uma ação estratégica conduzida e protagonizada por mulheres trabalhadoras com a finalidade de construir visibilidade pública e conquistar reconhecimento social e político.

Neste ano, a Marcha das Margaridas foi às ruas com 12 eixos políticos: Democracia participativa e soberania popular. Poder e participação política das mulheres. Autodeterminação dos povos, com soberania alimentar, hídrica e energética.

Anúncios feitos na Marcha das Margaridas

  • Decreto Quintais Produtivos para mulheres rurais (90 mil quintais produtivos)
  • Decreto Seleção de Famílias para Reforma Agrária (Pontuação diferencia para famílias chefiadas por mulheres)
  • Decreto institui Comissão Nacional de Enfrentamentamento à Violência no Campo
  • Decreto institui GT Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural
  • Decreto institui Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver da Mulher Rural (Novo PNDTR)
  • Decreto institui Pacto Nacional de Prevenção ao Feminicídio
  • Decreto retoma Política Nacional ao Trabalhador Rural Empregado
  • Decreto retoma Bolsa Verde
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.