Hospital Dr. Julio Hartman zera fila por cirurgias eletivas
Sete hospitais da rede estadual zeraram a fila de espera por cirurgias eletivas no Piauí por meio do Programa Saúde em Dia, cujo objetivo é acelerar e expandir as ações de saúde, como vacinação e cirurgias eletivas e implantar novos serviços nos hospitais estaduais.
Os hospitais de Luzilândia, Campo Maior, Piripiri, Floriano, Oeiras, Valença e Esperantina já alcançaram a primeira meta, realizando 2.460 cirurgias em várias especialidades. Mais de oito mil cirurgias já foram realizadas desde o início do programa em todo o estado. Até outubro serão 14.722 cirurgias eletivas realizadas. Outro objetivo do programa é elevar a vacinação da população ao patamar mínimo de 90% de cobertura.
Duas metas fazem parte do programa: zerar a fila por cirurgias eletivas até outubro deste ano (procedimentos que estavam represados na fila de regulação estadual em março, quando foi lançado o programa) e reduzir o tempo de espera pelos procedimentos para até 60 dias a partir de novembro.
O Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, foi o sétimo hospital do estado a zerar fila com a realização, até o dia 17 de agosto, de 254 cirurgias em várias especialidades, dentre elas histerectomia, correção de hérnias e colecistectomias.
O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), também zerou a fila de espera para implante de marcapasso no estado. Foram disponibilizados 200 aparelhos, que foram implantados nos pacientes por meio de uma parceria com o Hospital Universitário (HU) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).