Trabalhadores em condição de escravidão são resgatados no município de Batalha-PI

Cerca de 42 pessoas em situação análoga à de escravidão foram resgatadas no Piauí durante a Operação Resgate III, realizada em nível nacional. O resgate foi feito pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel de Resgate de Trabalhadores. Durante a ação, um grupo de trabalhadores foi encontrado realizando o preparo de um tamanduá para comer.

No município de Batalha, 13 pessoas foram resgafatdos em situação análoga à de escravidão. Os trabalhadores atuavam no corte da palha de carnaúba. Todos eram adultos e moravam próximo ao local de “trabalho”. Outros 25 trabalhadores foram resgatados na mesma situação, realizando a mesma em Cajueiro da Praia, no litoral do estado.

A Operação é uma ação conjunta de combate ao trabalho análogo à de escravidão e foi realizada através de uma parceria envolvendo seis órgãos: Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A Operação Resgate III foi realizada em todo o Brasil durante o mês de agosto, em 22 unidades da Federação e no Distrito Federal. Além de resgatar trabalhadores, a operação tem o objetivo de verificar o cumprimento das regras de proteção ao trabalho, permitir a coleta de provas para responsabilizar, na esfera criminal, os responsáveis pela exploração de trabalhadores, além de assegurar a reparação de danos individuais e coletivos causados aos resgatados.

Fonte: MeioNorte

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.