Piscicultores debatem sobre a criação de unidade de beneficiamento em Esperantina

sebraeDiscutir a criação de uma unidade de beneficiamento de peixe na região norte do Piauí. Esse foi o objetivo de reunião que aconteceu nesta segunda-feira (03/02), no município de Esperantina.

Estiveram presentes nesse encontro o gerente do escritório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Piripiri, Helder Freitas; o presidente do Centro Piauiense de Cultura Japonesa, CPCJ, Seiji Nakayama; o consultor do Sebrae, Patrócollo Silveira e 40 produtores dos municípios de Batalha, Porto, Esperantina entre outras cidades.

“O objetivo dessa unidade de beneficiamento é potencializar a produção de peixes na região norte do Estado. Dessa forma queremos também oferecer um produto de melhor qualidade e com apresentação visual mais requintada”, destaca o gerente.

Freitas afirma que a partir desse encontro serão pensadas as estratégias para a implantação da unidade. “O próximo passo é elaborar um projeto que contemple as principais demandas dos piscicultores”, informa.

Segundo o consultor Patrócollo Oliveira, a unidade propiciará a produção de filés que poderão ser utilizados na merenda escolar.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae a produção de peixes na região norte do Piauí gera recursos da ordem de R$ 15 milhões/ano. O diagnóstico levou em consideração dados coletados nas cidades de Barras, Batalha, Boa Hora, Brasileira, Campo Largo, Capitão de Campos, Cocal de Telha, Esperantina, Lagoa de São Francisco, Matias Olímpio, Milton Brandão, Nossa Senhora dos Remédios, Pedro II, Piracuruca, Piripiri, Porto, São João da Fronteira, Domingos Mourão, São João do Arraial e São José do Divino.

Ascom

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.