Esperantina esteve representada na 4ª CNGTES

No período de 10 a 13 de dezembro de 2024, em Brasília-DF, aconteceu a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.
A 4ª CNGTES se propôs a discutir propostas e diretrizes dos 27 estados e do Distrito Federal no âmbito do trabalho e da educação na saúde. A conferência ratificou a educação como alicerce para a construção de um sistema de saúde público e democrático, a consolidação de uma carreira e um fundo de financiamento para sustentar as ações voltadas à valorização profissional no Sistema Único de Saúde.
O Piauí esteve representado na 4ª CNGTES com uma delegação composta por 39 pessoas, que tiveram uma participação importante na defesa das propostas aprovadas durante a 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (2ª CEGTES). A atuação dos delegados piauienses foi essencial para garantir que as diretrizes e proposições do estado fossem debatidas e contempladas durante o evento nacional.
Estavam presentes delegados(a) dos municípios de: Agricolândia, Barras, Bom Jesus, Cajueiro da Praia, Campo Maior, Cocal, Cocal de Telha, Colônia do Gurgueia, Cristino Castro, Eliseu Martins, Esperantina, Fartura do Piauí, Floriano, Inhuma, Isaías Coelho, Joaquim Pires, Paulistana, Picos, Piripiri, Porto Alegre do Piauí, São José do Peixe, Teresina e Valença do Piauí.
A 4ª CNGTES recebeu 2.391 pessoas participantes, sendo 1.575 pessoas delegadas que vieram de seus territórios para defender o fortalecimento da democracia participativa e a valorização dos trabalhadores da saúde como fundamentais para consolidar o sistema como um instrumento de justiça social.
Foram aprovadas 84 diretrizes, 291 propostas e 64 moções, voltadas à democracia, ao trabalho e à educação na saúde para o desenvolvimento. O alerta para a necessidade de resistir às iniciativas que ameaçam retrocessos, como o avanço de legislações que desconsideram os princípios da reforma psiquiátrica, ou a demanda por cursos na saúde totalmente à distância, também foram pontos de destaque nas discussões.
O processo de conferência é contínuo, e a partir do relatório com todas essas propostas e diretrizes, o controle social do SUS oferece à sociedade caminhos para garantir a saúde que é Direito de todas as pessoas.
A conselheira estadual de saúde, ativista e militante social Lysmara Pinheiro, eleita pela Conferência Estadual, esteve representando o município de Esperantina.
“Precisamos estar atentos às muitas construções de garantia de direitos e deveres. Só com a participação ativa popular poderemos ampliar o que é público, do povo e assim contribuir com a gestão para um desenvolvimento sustentável e fortalecido do país nos estados e municípios”. Disse Lysmara.