Evento que lembrou os 191 anos da Batalha do Jenipapo atraiu multidão

batalha do genipapoNo final da tarde de ontem (13), o governador do Piauí, Wilson Martins, o presidente da Fundação Cultural do Piauí, Scheyvan Lima e o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins, receberam diversas autoridades e a população no Museu do Monumento Batalha do Jenipapo, localizado no município de Campo Maior. Eles participaram do evento que comemorou os 191 anos da Batalha do Jenipapo, que ocorreu em 13 de março de 1823, onde a população cansada de viver dependendo de Portugal resolveu ir à luta em defesa da independência do Brasil.

Durante a solenidade, o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins fez a entrega da Medalha “Heróis do Jenipapo”, que é a mais alta comenda do município, já o governador Wilson Martins, realizou a outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença e ainda a entrega da Ordem Estadual Valério Coelho Rodrigues. “Quando começou a surgir o movimento em defesa da independência do Brasil, o povo do Piauí se mostrou patriota e mesmo com poucos armamentos resolveu ir a luta contra uma tropa fortemente armada, foi uma briga injusta, porém bastante importante, hoje nós piauienses continuamos com a mesma garra, e por isso não poderíamos deixar esta data passar em branco”, disse o governador, que ficou feliz com a quantidade de pessoas que participaram da solenidade.

Entre os homenageados pelo governo do estado estavam: o dançarino Júlio César, que além de se dedicar ao serviço público, doa um pouco do seu talento a instituições de caridades, e o artista plástico e líder comunitário Ijuvan Barbosa (Van), que é conhecido na periferia de Teresina, capital do estado, por desenvolver trabalhos que chamam a atenção até daqueles que não tem muita intimidade com a arte. “Está não é uma homenagem só para mim, mais sim para todos que trabalham com arte neste estado, é o reconhecimento de uma vida inteira”, disse Ijuvan.

Museu Monumento Batalha do Jenipapo

Hoje o Museu Monumento Batalha do Jenipapo, é mantido pelo governo do estado, através da Fundação Cultural do Piauí (Fundac), o mesmo é aberto gratuitamente ao publico de domingo a sábado, das 08h às 17h. “Nossa intenção é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos neste importante espaço, a fim de dá mais conforto as dezenas de pessoas que diariamente visitam o museu”, disse Scheyvan Lima, presidente da Fundac.

Sobre a batalha

A Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional. Consistiu na luta de piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à Coroa Portuguesa.

Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, pois não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.

 Ascom/Fundac

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.