Dilma venceria no 1º turno, indica última pesquisa Ibope

dilmaPesquisa Ibope divulgada nessa quinta-feira (20) atribui 40% das intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff se a eleição presidencial fosse hoje. O segundo colocado é o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que aparece com 13%, e o terceiro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), com 6%. Pastor Everaldo (PSC) registrou 3% e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL), 1%. Os demais possíveis postulantes – Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) – não pontuaram.

Nesse cenário, o mais provável, Dilma venceria no primeiro turno porque a soma das intenções de voto dos adversários não supera o percentual que ela obteve. A pesquisa – a primeira com oito possíveis candidatos à eleição presidencial deste ano – indica que 12% dos entrevistados não responderam ou não sabem em quem vão votar. Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24%.

Os candidatos que disputarão a eleição serão oficialmente conhecidos em junho, quando os partidos terão de realizar convenções para definição dos nomes.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos (isso quer dizer que um candidato com 10%, por exemplo, pode ter intenções de voto variando entre 8% e 12%). O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-00031/2014 – as normas eleitorais determinam que todas as pesquisas realizadas no ano da eleição sejam registradas no TSE.

Com três candidatos

Outros dois cenários experimentados pelo Ibope reúnem como candidatos somente Dilma, Aécio e Campos e Dilma, Aécio e Marina.

Seja no cenário com Campos, seja no cenário com Marina, a presidente seria reeleita no primeiro turno.

Na comparação com pesquisas realizadas pelo Ibope em outubro e novembro (veja no gráfico ao lado), que envolviam somente três prováveis candidatos, todos se mantiveram numa condição de estabilidade, à exceção de Marina Silva, que era a segunda colocada no levantamento de outubro, caiu em novembro e, neste mês, aparece em situação de empate técnico com Aécio Neves.

Segundo turno

Na hipótese de segundo turno, o levantamento do Ibope testou eventuais confrontos entre Dilma Rousseff e Aécio Neves; Dilma e Marina Silva; e Dilma e Eduardo Campos. Em todos os casos, a presidente supera os rivais:

– Dilma: 47%

– Aécio: 20%

– Brancos e nulos: 25%

– Nâo sabem/ não responderam: 9%

– Dilma: 45%

– Marina: 21%

– Brancos e nulos: 24%

– Nâo sabem/ não responderam: 10%

– Dilma: 47%

– Eduardo Campos: 16%

– Brancos e nulos: 26%

– Nâo sabem/ não responderam: 11%

Espontânea

Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador simplesmente pergunta ao eleitor em quem ele pretende votar, sem apresentar uma lista de possíveis candidatos), os nomes mais mencionados foram:

– Dilma Rousseff (23%)

– Lula (7%)

– Aécio Neves (6%)

– Eduardo Campos (3%)

– José Serra (2%)

– Marina Silva (2%)

– Outros (1%)

– Brancos e nulos (18%)

– Não sabem/não responderam (37%).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.