Justiça Eleitoral pode cassar mais dois prefeitos do Piauí nesta segunda (7)
Por Thaís Araújo
Na pauta desta segunda-feira (7), do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), estão em julgamento os processos de cassação de mais dois prefeitos de cidades piauienses: Miguel Alves e São Miguel da Baixa Grande. Em ambos os processos, o julgamento já teve início e estava suspenso, após pedido de vistas do Juiz Eleitoral Paulo Roberto.
No caso da cidade de Miguel Alves, a prefeita eleita em 2012, Salete Rêgo, é acusada de compra de votos e abuso do poder. Antes de ser suspenso, o julgamento tinha placar empatado em 1×1 para a cassação da gestora. O advogado Daniel Oliveira é responsável pela acusação, enquanto Norberto Campelo faz a defesa.
Já no município de São Miguel da Baixa Grande, o prefeito eleito Afonso Damásio é acusado de abuso do poder econômico, através da contratação de empregos nas empresas da família. O julgamento foi suspenso quando dois juízes já haviam decidido a favor da cassação do prefeito. Quem faz a acusação é o advogado Wildson Almeida e a defesa fica por conta da advogada Jacileny Coelho.
Ao todo, já são 11 prefeitos eleitos em 2012 cassados pela Justiça Eleitoral. Na semana passada, o TRE-PI determinou a cassação do prefeito de Amarante, Luiz Neto Alves de Sousa (PSD), e do vice-prefeito, Clemilton Queiroz. O município deve passar por novas eleições em 40 dias.