A “dor de cabeça” do governador do Piauí para as eleições de 2024 em algumas cidades do interior
O governador Rafael Fonteles (PT) terá um desafio na unificação da base aliada no pleito do próximo ano, para alguns municípios, a situação do município de Esperantina, está bem encaminhada para o apoio do governador a atual gestora, Ivanária Sampaio (MDB), esposa do vice-governador Themistocles Filho (MDB), porém a maioria da oposição é de partidos aliados ao governador, inclusive de seu próprio partido o PT, o que tem causado um problema por resolver do gestor.
Será que o mesmo vai trabalhar para juntar as siglas ou irá fazer como o ex-governador Wellington Dias que sempre abandonava seu partido nas eleições no município? É aguardar para ver.
Em Barras também há um problema na definição de um nome único na base e de quem contará com o apoio de Rafael Fonteles, o prefeito Edilson Capote (PSD) buscará a reeleição a depender de como a Justiça Eleitoral analisará seu caso, recentemente um juiz de primeira instância cassou o seu mandato, porém, cabe recurso. Na cidade ainda se destaca o ex-prefeito Carlos Monte (PT), que disputou contra Capote no pleito passado. Os dois já vem travando uma disputa histórica, na cidade, o consenso é considerado praticamente impossível. Além deles pontua-se também o advogado Lucas Matheus (PV) que disputou em 2020.
No caso de Piripiri, em que o apoio do líder do Executivo é certo a atual prefeita Jôve Oliveira, aliada de longa data do Karnak.
Já em Floriano, as articulações convergem para o Dr Vinicius Kalume, o médico obteve a maior votação no município no pleito para Assembleia Legislativa do Piauí no ano passado, inclusive, o presidente estadual do PT, João de Deus, já sinalizou que o nome dele está consolidado na disputa municipal.