A política em Esperantina: O pior pode estar por vir

Francisco Mesquita
Francisco Mesquita

Por Francisco Mesquita

Os esperantinenses de boa memória, especialmente os que habitam o município, possível ainda tem bem vivo na mente a novela política do final do mandato calamitoso do prefeito Felipe Santolia. Para lembrar, mesmo depois de perder as eleições de 2008, e antes de repassar o cargo ao prefeito eleito, ele foi forçado deixar a prefeitura, assumindo o cargo o Dr. Joe (vice-prefeito), logo em seguida ele retornou, mas teve as contas bloqueadas pela justiça. E em seguida o prefeito eleito assumiu. Mas a novela continuou!

Depois de uma campanha eleitoral reveladora do desconhecimento da legislação eleitoral, por parte da oposição e da situação, à época, o grupo articulado por Francisco Antonio ganhou as eleições com uma larga margem de votos. Mas a briga continuou nos tribunais. Começou então uma longa batalha judicial entre o candidato perdedor, insatisfeito, e o vitorioso. Na primeira instância judicial o prefeito eleito ganhou. Porém, após dois anos de governo tentando acertar na condução da gestão, ele e sua vice-prefeita (Soraia Aguiar) tiveram os mandatos casados por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TER). E ainda foi imposto ao prefeito uma multa e tornado inelegível por oito anos. O segundo colocado, Felipe Santolia, teve os votos anulados e os direitos políticos também casados no TRE. Por isto foi empossado no cargo de prefeito o então presidente da câmara, o vereador Janio Aguiar. Assim, em menos de três anos a terra da boa esperança teve quatro prefeitos: Felipe, Joe, Chico Antonio e Janio. E terá o quinto prefeito após a decisão final do TSE.

O que revela essa situação de instabilidade institucional? A resposta mais provável a questão é a de que o município vive uma grave crise política geradora de insegurança institucional. Desde as eleições de 2004, em que o candidato do PT, Olavo Rebelo, atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, desistiu de concorrer à vaga de prefeito na véspera das eleições para apoiar o candidato da situação, Zé Ivaldo, e mesmo assim naquela época ganhou o Santolia, que a crise se instalou no município. O (des)governo de Santolia ficou conhecido como uma tragédia para Esperantina. No final do seu mandato a prefeitura estava inviabilizada, com problemas de inadimplência no INSS, empréstimo em nome de funcionários (sem o conhecimento de muitos deles), serviços de saúde, de educação, de assistencial social praticamente sem funcionamento e a cidade em péssimas condições de limpeza e esburacada. Em fim, aquele governo foi um mau exemplo de gestão da coisa pública.

Quando o Francisco Antonio assumiu a prefeitura, em janeiro de 2009, o município estava impedido de receber recursos de projetos e convênios do governo federal, aliás, continua até hoje – de tão grave a gestão do prefeito anterior –, e em dois anos ele não conseguiu resolver totalmente a inadimplência. Daí que se especula o tamanho do mal praticado pelo governo de Santolia à população esperantinense.

Mas, por incrível que pareça o pior ainda pode estar por vir. Pois circula na mídia da capital a noticia de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou a decisão do TER, em relação à cassação dos direitos políticos de Santolia e o torno elegível. O que isso significa? Significa que ele poderá vir a ser o prefeito de Esperantina ainda neste mandato. Como isto é possível? Se o TSE manter a decisão do TER, de cassação do mandato do Chico Antonio, e suspender em definitivo as eleições suplementares, quem assumirá a prefeitura será o segundo colocado das eleições de 2008, nesse caso, o Felipe Santolia. Porém é bom lembrarmos que ele responde por vários processos e também teve as contas, de parte do seu mandato, reprovadas, o que poderá dificultar essa proeza.

Concluindo: a política é como um jogo de xadrez. Se o jogador não souber mexer bem as percas, consequentemente sofrerá cheque-mate. Foi isto o que aconteceu com o Prefeito Francisco Antonio: revelou-se um jogador político de pouca habilidade, infelizmente. Mostrou-se, em parte do seu governo, um político mais tradicional que progressista; mais dado aos aliados que aos seus companheiros; e mais um chefe político de pouca humildade que um político democrata. Infelizmente isto contribuiu para continuar a novela política. Se o Santolia, nesse episódio, voltar à prefeitura será pelos erros e inoperância do PT de Esperantina. Mas não faltaram advertências deste que olha a política de Esperantina à distância. O PT teve oportunidade de chegar ao poder local, e chegou, mas não soube se manter no poder. Provavelmente outra oportunidade não reaparecerá tão rapidamente. Esperamos para vê os próximos capítulos dessa novela.

Francisco Mesquita é esperantinense, residente em Teresina.


Sem comentários
  1. Anônimo diz

    Assim você acertou!!!

    Santolia é um ótimo jogador de xadrez!!!

    Mas ele agora vai mudar Esperantina, ele agora vai consertar os erros que ele cometeu.

    E como diz “atire a primeira pedra quem não erra.” E em Esperantina todos menos o “ETERNO” FRANCISCO DAS CHAGAS REBELO “CHAGO” ERROU NA ADMINISTRAÇÃO DE NOSSA CIDADE.

    VAI LÁ FELIPE SANTOLIA E FAÇA O QUE VOCÊ DEVERIA TER FEITO NO PRIMEIRO PLEITO SEU…

  2. Anônimo diz

    Parabéns Pela Materia.

  3. Anônimo diz

    O mesquita tem toda razão ao falar, pois o Chico deveria ser mas esperto, pois sempre se destacou nas coisas que ele fazia. Eu mesmo estando a muito tempo fora de Esperantina, acompanho toda o desenrolar da politica local. Teve vários companheiros do Chico que foram fundadores do PT e hoje não tem vez e voz na prefeitura, muitas pessoas que sempre estiveram nos piores momento, hoje não vejo estas pessoas em assembleia, debates dos militantes do PT, cito estas pessoas como: Pe. Laudislau, Prof. Anisio,O Sr. Antonio Lisboa, Arimatéia e o próprio Mesquita, e várias outras lideranças dos trabalhadores. Quem tem vez hoje na prefeitura são pessoas que muitos anos foram combatidas e hoje se aliaram para continuar sugando o poder. CHICO ANTONIO, se você conseguir mudar a decição no TSE. Mude a sua tambem, procure as pessoas que sempre tiveram ao seu lado, que sempre quizeram o bem para Esperantina. Faça uma corrente com estas pessoas e só assim, com toda sua vontade de mudança e de trabalhar mais ainda pelo o povo de minha cidade. Ouça os velhos conselhos de quem sempre te acompanhou nas comunidades e o sua batalha do dia a dia.

    Do AMIGO DE SEMPRE
    LISBOA – TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO

  4. Anônimo diz

    RAPAS NA VERDADE, É QUEM SAI PERDENDO ´SO É A POPULÃO,
    SIPLES MENTE O SANTO QUE E AGORA VAI FAZER TODO DE BOM AGORA MAIS QUANDO GANHA NOVAMNET ROBA TUDO, EM FIM O O POVO QUE SAI PERDENDO, E GANHA QUEM TA A REDO DELE KKKK
    SEILA DOIDO ESPER

  5. Anônimo diz

    Mesquita é voce? quem estumos juntos e eramos amigos e perdemos contatos com o passar dos anos? um abraço
    Ir. Cecilia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.