Advogada piauiense pode se tornar a primeira Conselheira do CNJ

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) é composto por 15 Conselheiros, escolhidos entre magistrados, membros do MP, Advogados e cidadãos de notável saber jurídico. O Conselho é uma instituição pública que visa a aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual.

NOÉLIA SAMPAIO
Advogada Nóelia Sampaio. Foto: acervo

A OAB Nacional abriu inscrição no mês de setembro e das 08 inscrições que aconteceram a advogada Noélia Sampaio foi a unica mulher, com inscrição deferida.

“Ousei em disponibilizar o meu nome ao Conselho Federal da OAB para indicação ao CNJ, nas vagas destinadas para o conselho, sendo representante da advocacia.” Disse Noélia.

Noélia Sampaio, mãe, mulher negra, feminista, advogada, filha de trabalhadores rurais, mas aos 17 anos deixou sua cidade de origem (Esperantina) e foi para a capital Teresina. Em Teresina estudou, constituiu família, fez amigos(as) e está construindo sua trajetória. Como ela mesmo diz, não escolheu a advocacia, foi a advocacia que escolheu ela.

SOBRE NOÉLIA SAMPAIO

Formada em contabilidade, direito, tem 04 pós graduações, um MBA, um mestrado e é graduanda em Serviço Social.

Desde os 14 anos exerçe sua vida profissional, quando fui aprovada em um seletivo para estágio no BNB. De lá para cá passou por várias empresas, desde pequeno porte a multinacional, exerceu várias funções, o que a credencia por ter uma vasta experiência. Em 2008 se formou em direito e passou a exercer o munus da Advocacia. Hoje seu trabalho é voltado para direito do trabalho, direitos sociais, garantias constitucionais, além de fazer parte voluntariamente, de movimentos sociais.

Desde o início da advocacia participa ativamente da OAB, já fez parte de comissões estadual e foi vice-presidente de uma nacional. Conselheira por um período. Atualmente é presidente da Associação Estadual da Advocacia Trabalhista. Independente de estar ou não na gestão, sempre vemo contribuindo gradativamente para a instituição e para a advocacia com pleitos como: criação da comissão de igualdade racial, acompanhamento do trabalho dos Juizados Especiais, entre outros.

A mesma já foi: Finalista no Prêmio Innovare pelo projeto: Politica e Mulher – O Papel da Mulher no meio comunitário. Vice-presidente da Academia de Letras de Teresina. Representante no Conselho Estadual da Mulher.

Noélia também já recebeu a Medalha de Mérito pela cidade de Esperantina, Honraria do Conselho Estadual da Mulher e Mérito da Academia de Karatê do Piaui pelos serviços sociais prestados à comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.