Alemão fundador do Círculo de Amigos de Esperantina ganha cidadania piauiense
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu título de cidadania ao psicoterapeuta Georg Krämer-Steinecke, nascido em Colônia, na Alemanha. A sessão foi realizada na manhã desta quarta-feira (14) e o autor do pedido, deputado Francisco Limma (PT), disse que o homenageado tem ligação com o Piauí desde 1980, ajudando a população em projetos sociais.
Francisco Limma contou que Georg Krämer-Steinecke veio ao Piauí pela primeira vez no início dos anos 1980 para prestar estágio em teologia, em 1982 foi um dos fundadores do Círculo de Amigos de Esperantina e tem atuado ajudando no intercâmbio de pessoas e de conhecimento entre Alemanha e Piauí. “Ele contribuiu na construção de ideias de libertação, na organização social e no fortalecimento das áreas populares e melhorias para a população mais carente”, argumentou Francisco Limma.
Georg Krämer-Steinecke disse que era um sonho ser um piauiense, pois são mais de 40 anos de vínculo com o estado e com sua população, afirmando que o título de cidadania é um sinal visível que simboliza o contato humano e os laços que foram criados. “Todos os piauienses e alemães que construíram essa rede humana entre os dois países merecem essa homenagem”, declarou.
Através do “Círculo de amigos de Esperantina”, George intermediou recursos para ações de estruturação das paróquias na época, ações sociais e até na fundação da segunda rádio comunitária do Piauí, a Esperantina FM.
Georg é alemão mas dedicou boa parte de sua vida a trabalhos voluntários ligados ao intercâmbio cultural entre Alemanha e o Piauí e no apoio à Igreja Católica em Esperantina, Parnaíba, Batalha, Pedro II, Colônia do Piauí e São João do Arraial.
George atuou, ao lado de nomes ilustres como Padre Ladislau e Padre Carlos Alberto Seixas, no fortalecimento de uma espiritualidade libertadora, baseada na organização das comunidades eclesiais de base, na conscientização política e na luta sindical.