Alimentação para o fortalecimento da imunidade em tempos de Covid-19

simone sousa

A COVID-19 trouxe para o foco a saúde imunológica. Esse assunto foi tema de matérias em todos os tipos de mídia e entre nossa classe profissional. Pesquisas mostram que, em 2020, 6 em cada 10 consumidores globais buscaram por alimentos e bebidas que apoiem a imunidade. E não será diferente em 2021. A demanda por informação sobre o assunto, principalmente para orientação da escolha de ingredientes ricos em nutrientes que aumentem as respostas e defesas do corpo, continuam em alta com um papel significativo nesse e no próximo ano.

Existem evidências que uma alimentação equilibrada, contendo micronutrientes (vitaminas e minerais), ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 e outros compostos bioativos (como os polifenóis) ajuda a manutenção do sistema imunológico. Por outro lado, indivíduos com hábitos alimentares desequilibrados estão sujeitos a um estado inadequado de nutrientes, o que pode resultar em desnutrição e um fenômeno conhecido como “fome oculta”. A fome oculta, isolada ou combinada a fatores como sedentarismo, hábito de fumar, estresse e uso de medicamentos, compromete a qualidade da resposta imunológica e a saúde em geral.

Como hábitos de vida e alimentares podem ser seus aliados na prevenção neste momento de pandemia?

A prevenção com alimentação saudável, hidratação adequada, atividade física, segurança alimentar e horas adequadas de sono auxilia no fortalecimento da imunidade e dá ao organismo maiores chances de lutar e se proteger contra o vírus. Ainda não é possível comprovar que exista um alimento específico ou uma conduta nutricional que combata a contaminação, mas é de extrema importância o autocuidado e a manutenção do estado de saúde.

PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Alimentos que são fonte de vitamina A, C e E

Laranja, limão, tomate, maracujá, acerola, morango, kiwi, melancia, goiaba, cenoura, manga, mamão e alho estimulam a produção de glóbulos brancos, que fazem parte do sistema imunológico, agindo diretamente no aumento da resistência do organismo, combatendo diversas infecções e também melhorando a flora intestinal. O gengibre, que também possui vitamina B6, com importante ação bactericida e expectorante natural, auxilia na diminuição da inflamação e dor. Consuma de 2 a 3 porções de frutas. Verduras e legumes podem ser utilizados em sopas, podendo estar presentes nas principais refeições. Eles auxiliam na hidratação e são fontes de vitaminas e minerais.

Alimentos que são fonte de Ferro e Ácido Fólico

Couve, brócolis, rúcula, batata-doce, espinafre e cogumelos possuem nutrientes que protegem o corpo contra danos, sendo responsáveis pela defesa do organismo. Atuam auxiliando no equilíbrio da imunidade e na maturação das células, ajudando no combate de infecções e desintoxicação hepática.

Alimentos que são fonte de vitamina E e Zinco

Nozes, castanha, pistache, avelã, amêndoa, carnes, aveia, arroz integral, gérmen de trigo, feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico ajudam contra à baixa imunidade. Seus nutrientes combatem gripes e outras doenças do sistema imunológico. Peixes como o salmão e a sardinha possuem ômega 3, que atua nas artérias para que não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Leguminosas devem ser consumidas pelo menos 3 vezes na semana. Carnes ou fontes de proteínas devem ser consumidas, pelo menos, 1 porção por refeição. Oleaginosas devem ser consumidas de 1 a 3 vezes na semana.

Consumo de água ou líquidos sem açúcar ao longo do dia

Hidrate-se bem, consumindo no mínimo 2 litros de água ou líquidos ou 10 copos por dia. A ingestão pode ser na forma de sucos, chás, água de coco e bebidas isotônicas. Hidratação é fundamental, por manter as vias aéreas úmidas, ajudando no combate e eliminação dos vírus, já que os mesmos se proliferam em ambientes secos, ou seja, mantendo o organismo hidratado fará com que o vírus não seja estimulado.

Iogurte natural

Um copo diário ajuda na saúde intestinal, preservando as bactérias boas por apresentar probióticos e favorecendo a absorção dos nutrientes pelo intestino.

Simone Sousa

Nutricionista CRN6- 14.715

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.