Alunos CEEP Leonardo das Dores fazem visita técnica a câmara municipal
Os alunos da turma de 1ª série do curso técnico em hospedagem e lazer do CEEP Leonardo das Dores coordenadas pelos professores Monique Barros e Manoel Filho estiveram na câmara municipal onde tiveram a oportunidade de conversar com alguns vereadores sobre o verdadeiro papel de um legislador.
De acordo com a professora Monique o objetivo da visita aos parlamentares tinha como objetivo fazer com o que os alunos tenham conhecimentos mais profundos sobre a importância da câmara de vereadores e atuação e atribuição dos parlamentares no município. “Chegamos a esta pauta porque conversando com os alunos a maioria na sabia nem onde ficava localizada a sede do Poder legislativo e nem sabia que são os representantes da população na câmara municipal”.
Os alunos formaram cerca de 12 perguntas para serem feitas aos parlamentares sobre vários assuntos dentre elas quanto é o salário dos mesmos, o papel do presidente, quantas sessões, projetos de cada vereado e análise do cenário político municipal.
Um dos assuntos que mais chamou atenção foi uma pergunta dos alunos sobre a perspectiva de projetos para o turismo na cidade, segundo os alunos Esperantina tem um potencial enorme no turismo com belas cachoeiras, potenciais naturais, históricos e culturais e é pouco explorado.
A vereadora Domingas Santana abriu os trabalhos dando boas vindas aos alunos e falou da importância de recebê-los na casa legislativa que é casa do povo. “Sejam todos bem vindos a esta casa e se sintam a vontade, gostaria de dizer que nem todos os vereadores puderam estar presentes devido a outras atividades e mesmo porque o convite chegou em cima da hora e nem todos foram avisados”. Disse a vereadora. A aluna líder da turma Jaciele representando os demais fez todas as perguntas aos parlamentares que responderam de forma a atender todos os alunos.
Estiveram presentes os vereadores Domingas Santana, Jânio Aguiar, Zé Germano, Zé Claudio, a assessora juridica Nairjara Amorim e a secretaria da câmara dona Ressú.
Janio Aguiar falou de seus 07 mandatos a frente do legislativo e falou de vários projetos de sua autoria ao longo de seus mais de 20 anos no poder legislativo municipal.
Zé Germano falou da importância dos alunos estarem na câmara para conhecer o verdadeiro papel de um vereador.
Zé Claudio disse que estava muito contente em conversar com os alunos que podem ser futuros legisladores e trabalharem em favor da população. Uma das perguntas dos alunos foi para vereadora Domingas Santana pelo fato de ser a única mulher na câmara se houve algum preconceito contra ela.
A vereadora ao responder os alunos falou que se preparou mais de 30 anos para chegar ao legislativo municipal e que se sente preparada para exercer o mandato e disse entre os parlamentares existe um bom relacionamento e que nunca foi desrespeitada na casa por nenhum membro.
“Aqui todos nós temos respeito um pelo outro, aqui somo iguais, não importa a bandeira partidária, defendemos as nossas posições respeitando cada um, temos um bom relacionamento com cada parlamentar”. Disse.
Durante a aula técnica um fato chamou atenção quando o vereador Janio Aguiar perguntou quem tinha 16 anos ou mais se já havia tirado o título de eleitor e se os mesmos conheciam os vereadores presentes, poucos levantaram a mão.
Com informações de Clenilton Gomes / Duscocais